09/02/2024 - Coren-RS cobra eficiência da Prefeitura de Porto Alegre e do Governo do Estado no gerenciamento do SUS



Reportagem de GZH publicada nesta sexta-feira, 09 de fevereiro, aponta que a fila para atendimento no SUS em Porto Alegre é a maior em sete anos. Atualmente, conforme a publicação, até dezembro de 2023 eram 159.324 pedidos de consultas especializadas aguardando retorno. A fila do SUS na Capital atingiu o maior número de pedidos de consulta acumulados em toda a série histórica do levantamento disponibilizado no Portal da Transparência da prefeitura desde 2017. Diante deste cenário, o Coren-RS reforça que gestores municipais e estaduais tenham maior eficiência na administração dos serviços oferecidos na rede pública de Saúde. Isso não só para garantir um atendimento de qualidade à população, mas para oferecer condições dignas de trabalho a profissionais de Enfermagem e demais colegas da Saúde.

À medida que a fila para atendimento no SUS vai crescendo, há uma sobrecarga e uma pressão junto aos trabalhadores da Enfermagem e outros profissionais. Isso ocasiona em má assistência e induz ao erro. Sem contar que a demora no oferecimento de consultas especializadas e demais procedimentos pode acarretar na piora do quadro dos pacientes, inclusive de pessoas indo a óbito.

Não é aceitável que a condução dos serviços públicos, ainda mais num setor essencial, seja feita desta forma. O Coren-RS, como representante da maior força da Saúde em todo o país, vem denunciando que a terceirização e a precarização do atendimento em Porto Alegre tem gerado uma série de prejuízos, desde a extinção do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (IMESF) e a consequente demissão de quase 2 mil profissionais. Exigimos mais comprometimento dos gestores, tanto com trabalhadores da Enfermagem quanto com pacientes. 

Coren-RS – Reconhece, Atua e Valoriza