28/02/2024 - Conselheiros finalizam série de oficinas sobre processos éticos



No dia 23 de fevereiro, os representantes do Plenário do Coren-RS finalizaram a série de oficinas sobre processos éticos. A última atividade ocorreu na Assembleia Legislativa, ministrada pela procuradora-geral do Conselho, Paula Noronha, e pela chefe do Setor de Processos Éticos, Anelise Oswald. O objetivo das atividades foi de capacitar e atualizar os conselheiros no sobre as atividades finalísticas do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, destacando o Novo Código de Processos Éticos, publicado por meio da Resolução Cofen nº 706/2022.

As oficinas iniciaram ainda em janeiro e contemplaram atividades com todos os conselheiros, incluindo os nove que ingressaram em 2024 e os outros nove reeleitos. O primeiro encontro, também realizado na Assembleia Legislativa, teve a participação da presidente do Cofen, enfermeira Betânia Santos, do vice-presidente do Conselho Federal, o enfermeiro Daniel Menezes de Souza, e do conselheiro federal Márcio Raleigue, além do ex-presidente do Cofen e do Coren-RO, Manoel Neri, e do assessor legislativo do Cofen, Alberto Jorge Santiago Cabral.

“Foram atividades importantes para que as análises dos processos éticos sejam feitas de forma mais lógica, precisa e ágil. Pudemos nos atualizar e nos capacitar sobre os ritos processuais, os fluxos administrativos e a tramitação dos processos”, destacou a conselheira secretária, enfermeira Sônia Regina Coradini.

Os processos éticos são medidas administrativas, de competência exclusiva dos Conselhos de Enfermagem, usado para averiguar a correta aplicação do Código de Ética dos Profissionais da categoria. Por meio desses processos que se determinam se houve infração aos artigos do Código de Ética, frente a alguma denúncia apresentada aos regionais.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181