O Coren-RS, representado pela conselheira tesoureira, Ana Elisa Ferreira de Freitas, participou nesta quinta-feira, 29 de fevereiro, de forma online, da primeira reunião do Comitê de Operações Estratégicas (COE). Estavam presentes representantes do governo do Estado, gestores e entidades (para saber mais, acesse AQUI).
A finalidade foi debater ações para conter a propagação da Dengue no Estado. Entre as iniciativas, estão a intensificação de campanhas de conscientização e o reforço no tratamento oferecido pela Atenção Primária para a rápida identificação de sintomas e qualificação na oferta de tratamento à população, como a hidratação oral.
Nesta quinta-feira, o Rio Grande do Sul registrava a terceira maior letalidade do país pela Dengue, com oito óbitos confirmados. O Estado também registra um aumento de 1.100% no número de casos confirmados nas últimas quatro semanas em comparação com o mesmo período em 2023. No total, são 9.608 casos confirmados em 466 dos 497 municípios gaúchos.
Dia D da Dengue No sábado, 02 de março, será o Dia D Nacional de Combate à Dengue. A iniciativa do governo federal terá o apoio da Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS). O Coren-RS apoia a campanha e reforça a necessidade de ações preventivas, como:
- Calhas desobstruídas; - Ralos com tela milimétrica; - Descarte correto de resíduos; - Eliminação de qualquer ponto de água parada (onde o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, se reproduz).
Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS (com informações da SES/RS) Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz DRT/RS 12.176 |