02/04/2024 - Coren-RS pede ao Estado reunião urgente para debater troca de gestão de hospitais



Diante do caos encontrado durante fiscalização no Hospital de Alvorada, nesta segunda-feira, dia 01 de abril, o Coren-RS está desencadeando ações para evitar rupturas nas trocas de gestão em serviços de Saúde. Entre as medidas, o Conselho solicitou reunião urgente com a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, para discutir a transição das gestões não só de Alvorada, mas também sobre possíveis ocorrências semelhantes nos hospitais Padre Jeremias (Cachoeirinha), de Viamão e Regional de Santa Maria. A preocupação do Conselho está no atendimento à população e nas questões que afetam diretamente o exercício profissional da Enfermagem, causando insegurança técnica.

Na inspeção realizada no Hospital de Alvorada, o Coren-RS registrou uma série de irregularidades. O relatório elaborado pelo Departamento de Fiscalização (Defisc) do Conselho aponta falta de profissionais de Enfermagem e diversos problemas para os colegas que estavam atuando no serviço de Saúde, como ausência de orientação sobre os processos de trabalho, normas, rotinas, procedimentos operacionais padrão ou protocolos assistenciais. Muitos dos trabalhadores sequer conheciam a área física, os locais dos equipamentos e dos insumos. Foi constatado, ainda, que colegas não tinham acesso ao sistema e aos prontuários, à evolução do paciente e aos registros de Enfermagem. “Isso tudo afeta a segurança dos usuários e dos profissionais, além do pleno exercício profissional”, destaca a conselheira secretária do Coren-RS, Sônia Regina Coradini, que integrou a equipe de fiscalização que esteve no Hospital.

Outro problema grave registrado em Alvorada estava relacionado à administração de medicamentos e dietas. Na UTI neonatal do hospital, além da quantidade inadequada de profissionais de Enfermagem, a primeira alimentação do dia aos recém-nascidos não foi ministrada, situação que pode gerar o agravamento do quadro clínico e outros problemas, como hipoglicemia.

Além do Estado, o Coren-RS acionou o Ministério Público Federal e o Ministério Público Estadual. Foram solicitadas providências para garantir os direitos fundamentais dos pacientes e dos profissionais de Enfermagem junto ao Hospital de Alvorada e a criação de uma frente para acompanhar a transição junto aos hospitais que têm troca de gestão programada. 

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181