04/04/2024 - Em reunião com o Estado, Coren-RS pede providências quanto à troca de gestão em hospitais



Após pedido de reunião com urgência, representantes do Coren-RS foram recebidos na Secretaria Estadual da Saúde (SES-RS) na tarde desta quarta-feira, 03 de abril, para falar sobre a situação envolvendo a troca de gestão em hospitais. O presidente do Conselho, enfermeiro Antônio Tolla, a conselheira secretária, enfermeira Sônia Regina Coradini, e a procuradora-geral Paula Noronha estiveram com a chefe da Divisão de Unidades Próprias da SES-RS, Maria Letícia Rodrigues Ikeda, cobrando planejamento do Estado nas próximas transições, com o intuito de evitar o cenário que foi constatado recentemente em Alvorada nos hospitais Padre Jeremias (Cachoeirinha), Viamão e Santa Maria.

Foi passado para a secretaria um relatório do Departamento de Fiscalização (Defisc) do Conselho, após inspeção feita na segunda-feira, 01 de abril, no Hospital de Alvorada. Na ocasião, uma série de irregularidades foram registradas, desde deficiência no quantitativo de profissionais a graves problemas na assistência aos pacientes. “O Estado precisa participar desta transição. O que ocorreu em Alvorada foi uma ruptura que provocou um caos no atendimento. Isso não pode se repetir nas demais trocas de gestão”, assinalou Sônia.

A fiscalização do Coren-RS voltou nesta terça-feira, dia 02 de abril, ao Hospital de Alvorada. Na inspeção, foi constatado que muitas das irregularidades conferidas na primeira abordagem estavam sendo corrigidas, principalmente no que se refere ao número de profissionais. No entanto, setores ainda permaneciam fechados por incapacidade de atendimento. O Conselho seguirá atento à evolução das providências.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181