29/05/2024 - SOS Chuvas: mais de 2,5 mil profissionais de Enfermagem estão desalojados ou desabrigados



O Coren-RS e o Cofen seguem monitorando e prestando ajuda humanitária aos profissionais de Enfermagem atingidos pela tragédia climática no RS. Até 29 de maio, 3.759 trabalhadores da categoria solicitaram apoio via o formulário SOS Chuvas. Deste total, 2.060 colegas informaram estar desalojados e outros 250 desabrigados. Outros 669 profissionais comunicaram que estão ilhados. Por meio do Gabinete de Crise instalado no Coren-RS, com apoio da Equipe de Resposta Rápida (ERR) do Cofen, os trabalhadores cometidos pela calamidade estão recebendo ajuda humanitária, seja com doações ou outro tipo de acolhimento necessário neste momento difícil vivido pela população gaúcha.

“Estamos muito preocupados com estes profissionais que tiveram que sair de suas casas. Muitos deles nem sabem ainda o que perderam e não sabem quando poderão voltar. Por isso nosso empenho em ajudar o máximo de colegas que conseguirmos com nossa força-tarefa”, destaca o presidente do Coren-RS, enfermeiro Antônio Tolla. 

Outra preocupação do Conselho está no impacto que esse volume de profissionais acometidos pelas chuvas está causando na assistência à população. Do total de colegas atingidos, 65% atua em hospitais. “Já pedimos aos gestores dos serviços de Saúde que promovam ações de acolhimento a estes trabalhadores e adotem medidas como auxílio psicológico e material, além de ajuda com transporte”, reforçou Antônio Tolla.

Além do Cofen, o SOS Chuvas tem o apoio dos Corens de SC, PR, SP, RJ e MG, além da Cruz Vermelha RS e do Rotary Internacional. Junto com a ajuda humanitária, o Coren-RS tomou uma série de medidas para ajudar os profissionais da Enfermagem. Confira as ações CLICANDO AQUI.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181