10/06/2024 - SOS Chuvas: doações chegam a mais de 1 mil profissionais atingidos no RS



O Sistema Cofen/Conselhos Regionais alcançou a marca de 1.142 doações entregues aos profissionais de Enfermagem afetados pela tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul. Os donativos são entregues nas ações do Gabinete de Crise do Coren-RS e da Equipe de Resposta Rápida (ERR) do Cofen. E este número vai aumentar. A ajuda humanitária aos colegas acometidos pelas chuvas segue nos próximos dias, com apoio dos conselhos regionais de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.  

As doações são entregues aos trabalhadores da categoria que se cadastraram no formulário SOS Chuvas. Dos profissionais que se inscreveram na plataforma, 2,3 mil indicaram que precisam de insumos, como cestas básicas, produtos de higiene e limpeza, roupas e outros itens. Os demais solicitaram informações administrativas. “O Coren-RS, com seus conselheiros e funcionários, está dedicando força total para que os donativos cheguem a quem precisa rapidamente. E isso tem sido possível, também, graças ao empenho dos colegas dos outros regionais e à expertise da ERR do Cofen”, salienta o presidente do regional gaúcho, Antônio Tolla.

No mais recente final de semana, dias 08 e 09 de junho, a força-tarefa concentrou a operação em Canoas, município com o maior número de profissionais de Enfermagem acometidos pela tragédia: 1.065. Porto Alegre (com 750 colegas), São Leopoldo (359), Pelotas (227) e Eldorado do Sul (210) também figuram entre as cidades com grande número de trabalhadores da categoria afetados pelas chuvas. 

As doações são fruto de parceria com a Cruz Vermelha RS e o Rotary Internacional. No domingo, dia 09 de junho, outra carga de donativos chegou a Porto Alegre, por meio de ação do Centro Universitário Goyazes (UniGoyazes) nas cidades de Trindade, Inhumas e outras localidades nos arredores, em Goiás. “São ações as quais somos eternamente gratos, pois esta corrente de solidariedade está possibilitando que a gente possa encaminhar alimentos e outros itens à Enfermagem gaúcha”, ressalta a coordenadora do Gabinete de Crise do Coren-RS, Rosane Mortari Ciconet.

Em todo o RS, são 478 municípios afetados, com 2,3 milhões de pessoas atingidas e 173 óbitos confirmados. Mais de 18 mil pessoas ainda se encontram em abrigos e outras 453.486 estão desalojadas. “O cenário ainda é muito desafiador e o empenho de todos nessa corrente de solidariedade tem sido fundamental para que possamos prestar a ajuda humanitária tão necessária aos profissionais de Enfermagem”, destacou o coordenador da ERR/Cofen, Eduardo Fernando de Souza.

Formulário – Os cadastros na plataforma SOS Chuvas foram encerrados nesta segunda-feira, 10 de junho. Contudo, todos os profissionais que preencheram o formulário serão acolhidos. 

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181