11/06/2024 - SOS Chuvas: doações recebidas chegam a 50 toneladas



A chegada de uma carga de donativos a Porto Alegre, no domingo, 09 de junho, elevou para 50 toneladas a quantidade de doações recebidas para os profissionais de Enfermagem atingidos pelas chuvas no RS. O mais recente carregamento é resultado de ação do Centro Universitário Goyazes (UniGoyazes) nas cidades de Trindade, Inhumas e outras localidades nos arredores, em Goiás. As doações são destinadas aos trabalhadores da categoria que preencheram o formulário SOS Chuvas, que estava disponível no site do Coren-RS até esta segunda-feira, 10 de junho. Cerca de 4 mil profissionais de Enfermagem sinalizaram que foram afetados de alguma forma pela tragédia climática. Todos que preencheram o formulário serão acolhidos.

Os donativos são distribuídos nas ações do Gabinete de Crise do Coren-RS e da Equipe de Resposta Rápida (ERR) do Cofen. A ajuda humanitária aos colegas acometidos pelas chuvas segue, com apoio dos conselhos regionais de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, além da parceria com a Cruz Vermelha RS e o Rotary Internacional.

Do total de itens já arrecadados, 30 toneladas já foram entregues para mais de 1,2 mil profissionais de Enfermagem afetados pela tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul. “A Enfermagem gaúcha recebe toda a atenção e agilidade de nossas equipes, fazemos o possível para que os donativos cheguem o mais breve possível aos nossos colegas. Seguiremos trabalhando até o final deste mês, entregando 70 kits de 48 kg ao dia, dependemos da continuidade das doações voluntárias”, declarou o coordenador da ERR do Cofen, Eduardo Fernando de Souza.

“Seremos eternamente gratos por todas as iniciativas. Essa corrente de solidariedade está possibilitando que a gente possa encaminhar alimentos e outros itens à Enfermagem gaúcha”, reforçou a coordenadora do Gabinete de Crise do Coren-RS, Rosane Mortari Ciconet.

Em todo o estado, são quase 2,4 milhões de pessoas atingidas em 475 municípios. Já são 172 óbitos confirmados.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS (com informações do Cofen)
Joanna de Oliveira Ferraz
DRT/RS 12.176