28/06/2024 - SOS Chuvas: Coren-RS cobra celeridade das prefeituras no recolhimento dos entulhos que se acumulam nas ruas



Diariamente, durante as ações do SOS Chuvas, em que o Coren-RS, o Cofen e demais Conselhos de Enfermagem vão ao encontro de profissionais da categoria atingidos pela tragédia climática para prestar ajuda humanitária, os integrantes da força-tarefa têm a sensação de que o cenário de ruas tomadas por entulhos não muda. Cerca de um mês após o nível das águas terem baixado, montanhas de materiais descartados continuam tomando conta de vias de diversos bairros afetados pelas enchentes de maio. Diante disso e preocupado com a dignidade dos trabalhadores da Enfermagem e de toda a sociedade, o Coren-RS está enviando ofícios para prefeituras, entre elas de Porto Alegre e Canoas, pedindo agilidade na retirada dos escombros.

“Estamos fazendo nossa parte, indo até os profissionais que nos acionaram por meio da plataforma SOS Chuvas, entregando doações e prestando toda a ajuda que pudermos. No entanto, precisamos que as demais instituições também cumpram com seu dever para que nossos colegas possam retomar suas vidas de forma digna”, apontou a coordenadora do Gabinete de Crise do Coren-RS, enfermeira e conselheira Rosane Mortari Ciconet.

As ruas tomadas por entulhos tem dificultado, inclusive, o trabalho do SOS Chuvas. As equipes que compõem a força-tarefa, em algumas situações, não conseguem ter acesso aos trabalhadores acometidos pelas enchentes em função dos trajetos estarem comprometidos com os escombros. “E em muitos relatos dos profissionais da Enfermagem, e também indo aos locais atingidos, constatamos que as pessoas querem voltar logo para suas casas, poderem limpar a residência e retomarem, dentro do possível, a vida delas como era antes. Contudo, com a quantidade de materiais descartados que não são recolhidos, é impossível que essas pessoas consigam ter esse direito”, critica o presidente do Coren-RS, enfermeiro Antônio Tolla.

A força-tarefa que compõe o SOS Chuvas tem distribuído cestas básicas, roupas de cama, itens de vestuário, além de kits de higiene e limpeza para os profissionais atingidos pela calamidade. Já foram mais de 1,8 mil doações realizadas, com mais de 60 toneladas de insumos recebidos por meio da Cruz Vermelha RS e do Rotary Internacional. A ação do Coren-RS, tanto na entrega dos donativos quanto na Central de Ajuda Humanitária, é feita em parceria com a Equipe de Resposta Rápida (ERR) do Cofen, com apoio dos conselhos regionais de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.


Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS

Jornalista Ronan Dannenberg

DRT/RS 13.181