09/08/2024 - Coren-RS cobra esclarecimentos da Prefeitura de Santa Maria após enfermeira ter sido agredida durante atendimento



O Coren-RS está cobrando esclarecimentos da Prefeitura de Santa Maria após a enfermeira Raquel Machado da Siqueira ter sido agredida durante o trabalho. A profissional foi atingida por socos desferidos pela filha de uma paciente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, na segunda-feira, 05 de agosto. Conforme informações do Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs), Raquel sofreu uma luxação de disfunção da articulação temporomandibular (encaixe da mandíbula). As agressões foram flagradas por uma câmera de segurança.

O episódio aconteceu por volta das 22h, quando a enfermeira atendia a paciente, que estava com crise hipertensiva, na sala de emergência da UPA. Quando Raquel foi informar sobre o quadro de saúde aos familiares, a filha desferiu dois socos contra a profissional, alegando negligência no atendimento. O caso é investigado pela Polícia Civil e a agressora já foi identificada. “Amo minha profissão, tenho orgulho de ser enfermeira e estou sempre fazendo o meu melhor pelos pacientes, mas sofrer agressão é inadmissível. Estou bem abalada psicologicamente”, disse Raquel.

O Coren-RS manifesta solidariedade com a enfermeira Raquel Machado de Siqueira e repudia a agressão sofrida pela profissional. Infelizmente, este episódio não é um caso isolado e situações desse tipo ocorrem frequentemente com a categoria. O Conselho tem cobrado gestores dos serviços de Saúde que tomem medidas efetivas de combate à violência.

Coren-RS – Com você, pela Enfermagem