26/08/2024 - Coren-RS recebe visita técnica do Cofen para aproximação e acompanhamento das atividades finalísticas



O Coren-RS recebeu, nos dias 20 e 21 de agosto, uma visita técnica de representantes do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen): o vice-presidente, Daniel Menezes de Souza, a conselheira federal Luana Bispo Ribeiro e o chefe da Divisão de Processos Éticos, Márcio Raleigue Abreu Lima Verde. A iniciativa faz parte de uma nova perspectiva de atuação do Cofen, de maior aproximação com os regionais e foco nas principais frentes de atuação dos conselhos: processos éticos; registro e cadastro; e fiscalização.

“Nesse novo momento, o Cofen passará a acompanhar mais de perto os conselhos em suas atividades finalísticas, de regulamentar e fiscalizar os profissionais de Enfermagem. Estamos contentes com esse movimento”, diz o presidente do Coren-RS, Antônio Tolla, que recebeu a comitiva ao lado da conselheira secretária, Sônia Regina Coradini, e da conselheira tesoureira, Ana Elisa Ferreira de Freitas.

A conselheira Luana acompanhará todos os processos de trabalho internos do Coren-RS – cada regional terá um conselheiro ou conselheira federal designado para tal finalidade. Márcio supervisionará a parte relativa aos processos éticos. “Nessas nossas visitas, que estão acontecendo nos regionais de todo o país, a ideia é ver como o trabalho acontece na prática. O objetivo maior é prestar orientações, quando necessário, e uniformizar os processos em todos os Estados”, explica o chefe da Divisão de Processos Éticos do Cofen.

Também em breve o Cofen deve começar a implantar o Sistema Integrado de Gestão da Enfermagem (Sigen) em todos os regionais. O sistema facilitará o acesso dos profissionais aos serviços dos conselhos e digitalizará boa parte dos trâmites internos, que hoje ocorrem no papel/ de forma física.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS
Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz
DRT/RS 12.176