29/08/2024 - SOS Chuvas: Coren-RS recebe prêmio internacional por ação humanitária em prol da Enfermagem gaúcha



O Coren-RS e a Equipe de Resposta Rápida do (ERR/Cofen) foram premiados internacionalmente pelas ações do SOS Chuvas. Os representantes dos conselhos receberam o “Award the Best” na categoria “Ajuda Humanitária”. O reconhecimento é fruto do amparo aos profissionais de Enfermagem durante a tragédia climática que assolou o Rio Grande do Sul, considerado o maior desastre natural em extensão já registrado no Brasil.

A premiação ocorreu no Palácio da Legislatura Porteña, em Buenos Aires, durante o 6° Encontro Internacional de Homens e Mulheres Líderes, realizado nos dias 26 e 27 de agosto. A cerimônia foi promovida pela World Federation for Ladies Gran Masters, pela Legislatura Porteña e pelo Programa Escuelas Hermanas Internacionales.

Por parte do Coren-RS, a conselheira Rosane Mortari Ciconet, coordenadora do Gabinete de Crise do SOS Chuvas, foi homenageada com o título de Embaixadora da Paz, o prêmio Award the Best e o título Mulheres de Athena. “Minha gratidão por estas homenagens. Recebo estes prêmios com a certeza de que não me pertencem, exclusivamente, mas são o resultado de muitas mãos que fizeram as ações do SOS Chuvas acontecerem, com a dedicação de todos e todas que trabalharam pelo bem da Enfermagem”, salientou Rosane.

Eduardo Fernando de Souza, ouvidor-geral do Cofen e coordenador da ERR/Cofen, foi agraciado com os títulos de Comendador Grau de Cavaleiro, Embaixador Mundial da Paz e o prêmio Award the Best. Já Sérgio Dias Martuchi, presidente do Colégio Brasileiro de Enfermagem em Emergência (Cobeem) e membro da ERR/Cofen, foi reconhecido com o título de Embaixador da Paz e o prêmio Award the Best. “A atuação do Cofen tem se mostrado essencial em diversas iniciativas sociais, recebendo reconhecimento internacional. Em 2024, a resposta do Cofen ao desastre natural no Rio Grande do Sul foi exemplar. A força-tarefa humanitária que mobilizou profissionais dos Conselhos Regionais de Enfermagem, com o apoio indispensável da Cruz Vermelha do RS e do Rotary Internacional Distrito 4680”, destacou Eduardo Fernando, que também expressou sua gratidão pelas honrarias recebidas.

Pelo menos 3,9 mil profissionais de Enfermagem acionaram o SOS Chuvas por terem sido atingidos pela tragédia climática. A iniciativa prestou apoio a enfermeiros, técnicos e auxiliares acometidos pelos estragos com 110 toneladas de doações, entre outras medidas. Tudo foi possível graças ao trabalho em conjunto do Coren-RS com a ERR/Cofen, que teve o apoio de colaboradores dos Conselhos Regionais de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Ao todo, foram 135 voluntários envolvidos. Houve, ainda, a cedência de veículos dos regionais para fortalecer a frota do RS.

As chuvas, enxurradas e enchentes atingiram 478 dos 497 municípios do RS, afetando quase 2,4 milhões de pessoas de alguma forma. Até 10 de julho, conforme dados da Defesa Civil do RS, havia 182 mortes confirmadas e 29 pessoas seguiam desaparecidas. Cidades foram varridas do mapa, casas e vidas foram destruídas e a água, em muitos locais, avançou onde nunca antes havia chegado.

Equipe de Resposta Rápida - A ERR/Cofen foi estabelecida em abril de 2021 em resposta à crise gerada pela pandemia de Covid19, com o intuito de fornecer suporte estratégico e operacional essencial durante um momento crítico. Desde sua criação, a ERR expandiu seu escopo de atuação, passando a oferecer assistência humanitária em um leque mais amplo de emergências de saúde pública e desastres naturais em todo o Brasil. A equipe atua de forma integrada com os Conselhos Regionais de Enfermagem, consolidando-se como um braço essencial na implementação de medidas urgentes de prevenção, contenção de riscos e mitigação de danos à saúde pública.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS (com informações do Cofen)
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181