30/08/2024 - Coren-RS participa de audiência pública para discutir propostas de combate à violência no trabalho



O Coren-RS participou, em 27 de agosto, em Florianópolis (SC), de uma audiência pública para discutir o combate à violência física e psicológica praticada contra profissionais da Enfermagem no ambiente de trabalho. O debate, que estava lotado, foi organizado pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e pelo Coren-SC. Participaram profissionais e estudantes de Enfermagem, gestores e especialistas.

Pelo Coren-RS estavam o presidente, Antônio Tolla, e as conselheiras(os) Vera Beatriz Rodrigues Soares, Luciane da Silva, Maria do Carmo Quagliato, Luis Fernando Noronha dos Reis e Edgar Vagner da Silva Moraes.

De acordo com a Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a violência e o assédio no mundo do trabalho designam um conjunto de comportamentos e práticas inaceitáveis, seja quando se manifestam uma só vez ou de maneira repetida, causando suscetíveis danos físicos, psicológicos, sexuais e econômicos. No Brasil, de acordo com dados do Tribunal Superior do Trabalho (TST), foram registrados 77,5 mil novos processos por assédio moral e 4,5 mil processos por assédio sexual na Justiça do Trabalho apenas em 2022. Em 2023, o MPT recebeu 14.376 denúncias de assédio moral e 1.423 de assédio sexual.

Em sua fala durante a audiência, a conselheira Vera Beatriz alertou que não podemos virar as costas diante de violações praticadas contra pessoas vulneráveis, sob pena de sermos coniventes. Ela entende que a categoria da Enfermagem deve agir como grupo, de maneira organizada, para se proteger. “Não existe diferença entre matar e deixar morrer. Precisamos agir diante das injustiças, para impedir que se perpetuem”, considerou.

A violência sofrida pelos profissionais de Enfermagem é um tema que mobiliza o Coren-RS sistematicamente. Em episódio recente, a autarquia cobrou explicações da prefeitura de Santa Maria após uma enfermeira ter sido agredida durante o trabalho (saiba mais aqui).

Saiba mais: Enfermagem lota auditório em Florianópolis para audiência pública sobre combate à violência no trabalho promovida pelo Cofen e Coren-SC 

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS (com informações da Ascom/Cofen)
Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz
DRT/RS 12.176