24/09/2024 - Marcos e Edma Valadão: assassinatos de líderes da Enfermagem brasileira completam 25 anos



Em 20 de setembro de 1999, há 25 anos, ocorreu um crime brutal, que chocou e abalou a Enfermagem e a sociedade brasileiras: os assassinatos dos enfermeiros Marcos e Edma Valadão. Eles foram mortos a tiros à queima-roupa dentro do carro, em um sinal de trânsito na Zona Norte da capital carioca. Os disparos foram efetuados por dois motoqueiros.

Marcos e Edma presidiam as duas maiores entidades da categoria no Estado do Rio de Janeiro: a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) e o Sindicato dos Enfermeiros (SindEnfRJ). À época dos assassinatos, estavam denunciando uma série de irregularidades que envolviam desvios de recursos no sistema Conselho Federal de Enfermagem (Cofen)/ Conselhos Regionais de Enfermagem (Corens).

O crime foi julgado apenas este ano (saiba mais aqui). Gilberto Linhares, presidente do Cofen em 1999, foi condenado como mandante. As irregularidades denunciadas por Marcos e Edma foram comprovadas pela Polícia Federal.

O Coren-RS expressa sua tristeza e solidariedade pelas mortes. Reafirmamos que a luta de Marcos e Edma, marcada pela coragem, nunca será esquecida. Marcos e Edma sempre presentes!

Coren-RS
Com você, pela Enfermagem