07/10/2024 - Com 90 profissionais eleitos, Enfermagem aumenta representação em prefeituras e câmaras no RS



Finalizado o primeiro turno das eleições municipais em todo o Brasil, a Enfermagem aumentou o número de profissionais que representarão a categoria em prefeituras e câmaras municipais no Rio Grande do Sul. De acordo com dados coletados no sistema de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral, foram 90 colegas eleitos, sendo três prefeitos, quatro vices e 83 vereadores. São 20 representantes a mais do que os vencedores de 2020, quando 70 profissionais da Enfermagem foram escolhidos pela população.

Os três prefeitos eleitos são Valcier Balestrin (PT), de Barra do Guarita; Jeanice Fernandes (MDB), de Camargo; e Cristina Reinheimer (MDB), de Pareci Novo. Todos são enfermeiros, mas apenas Jeanice era candidata à reeleição. Em 2020, também três enfermeiros foram eleitos prefeitos.

No caso de vice-prefeitos, uma enfermeira foi eleita: Izaura Landim (MDB), em Venâncio Aires. Outros três técnicos de Enfermagem foram escolhidos pela população em Colorado (Martinha - PSB), Ipiranga do Sul (Lu Folle - PP) e em Viamão (Maninho Fauri - PSDB). O número é inferior ao de 2020, quando foram dois enfermeiros e quatro técnicos eleitos vice-prefeitos.

A maior diferença entre as duas últimas eleições ocorreu com vereadores. Em 2024 foram escolhidos 50 técnicos de Enfermagem e 33 enfermeiros. Já em 2020 se elegeram 40 técnicos e 21 enfermeiros.

“É muito importante estarmos nos espaços de poder, onde as políticas públicas são decididas. Isso é um reconhecimento da nossa categoria por parte da população, que está vendo a Enfermagem como protagonista na saúde. Desejamos que nossos colegas façam bons mandatos, defendendo os interesses da profissão e das demais pessoas nos municípios gaúchos”, destaca o presidente do Coren-RS, enfermeiro Antônio Tolla.

Em todo o país, a Enfermagem elegeu 47 prefeitos, 91 vice-prefeitos e 1.091 vereadores em 2024, totalizando 1.229 representantes da categoria. O número é superior aos 1.192 profissionais da área que foram eleitos em 2020. “Após a pandemia da Covid19, a Enfermagem se tornou mais conhecida, respeitada e houve um crescimento eletivo importante. Nessas eleições, embora o crescimento tenha sido modesto, a Enfermagem teve bom retrospecto nos cargos majoritários e manteve o seu poder eleitoral. Isso deve ser comemorado, pois as eleições municipais são a base da eleição federal de 2026, quando a profissão se coloca em posição de eleger candidatos para representar a profissão em Brasília”, salienta o presidente do Cofen, enfermeiro Manoel Neri.

Números:

2024
90 profissionais de Enfermagem eleitos

Prefeitos
Enfermeiros - 3

Vice-prefeitos
Enfermeiros - 1
Técnicos de Enfermagem - 3

Vereadores
Enfermeiros - 33
Técnicos de Enfermagem - 50

Confira os dados completos CLICANDO AQUI.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS (com informações do Cofen e do TSE)
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181