A diplomação da Gestão 2024-2026 do Coren-RS ocorreu na sexta-feira, 1º de novembro, no Memorial do Legislativo do RS, em Porto Alegre. A cerimônia contou com a presença das conselheiras e conselheiros da Autarquia, de entidades representativas da Enfermagem (Associação Brasileira de Enfermagem – seção RS – ABEn-RS e Sindisaúde-RS), de instituições de saúde e de ensino, de funcionários e colaboradores do Coren, além da presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo. A posse oficial do grupo ocorreu em dezembro de 2023 e a diplomação teve de ser adiada em função das enchentes de maio.
A cerimônia teve o objetivo de diplomar um coletivo plural de conselheiros e conselheiras que já atua pela Enfermagem do RS há quase um ano. Na diplomação, a Gestão 2024-2026 reafirmou seu compromisso de aproximar ainda mais o Conselho da categoria e repactuou seus objetivos, assumidos na posse, em dezembro: de seguir na luta por uma Enfermagem valorizada, reconhecida, diversa e livre de preconceitos e discriminação de qualquer tipo.
Na abertura, falaram a presidente da ABEn-RS, Íride Cristofoli Caberlon, e o diretor do Sindisaúde-RS Julio Cesar Duarte. Na sequência, foi a vez da conselheira tesoureira, Ana Elisa Ferreira de Freitas, da conselheira secretária, Sônia Regina Coradini, do vice-presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Daniel Menezes de Souza, e do presidente do Coren-RS, Antônio Tolla.
Em suas declarações, todos citaram os desafios impostos pelas enchentes de maio no estado e o quanto a Enfermagem foi essencial nesse processo, seja atuando em resgates e atendimentos a desabrigados ou nos seus locais de trabalho. A mobilização do Conselho, por meio do SOS Chuvas, para ajudar os profissionais de Enfermagem atingidos e suas famílias, também foi destaque: “Foi um movimento excepcional [o SOS Chuvas] que, sem o apoio de muitas entidades e colaboradores, não teria sido possível. Por mais que ainda estejamos sofrendo os efeitos dessa tragédia climática, nosso Conselho não parou e nem vai parar, seguiremos firmes ao lado da Enfermagem”, afirmou o presidente Antônio. Na sequência, o vice-presidente do Cofen entregou os diplomas às conselheiras e conselheiros.
Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz DRT/RS 12.176 |