11/12/2024 - Estudante de Enfermagem da Universidade de Cruz Alta (Unicruz) participará de congresso internacional com pesquisa inovadora



Danielly Steinbrenner Droppa, estudante do 8º semestre de Enfermagem da Universidade de Cruz Alta (Unicruz), participará, em junho de 2025, do 30º Congresso Internacional de Enfermeiros, que será realizado em Helsinque, na Finlândia. Ela teve a sua pesquisa, intitulada “O uso do método CRISPR/Cas9 na inativação dos genes causadores da Osteogênese Imperfeita”, selecionada. A orientadora do estudo foi a professora Drª Vera Lucia Freitag.

O artigo trata sobre a Osteogênese Imperfeita (OI), também conhecida como a “Doença dos Ossos de Vidro”. Trata-se de uma condição hereditária que causa a fragilidade dos ossos e os torna propensos a fraturas. A doença é causada por mutações nos genes que produzem o colágeno tipo 1, uma proteína que compõe os tecidos conjuntivos, incluindo os ossos.

A OI também apresenta diversos outros comprometimentos clínicos: afeta o crescimento, traz deformidades esqueléticas, perda de audição, entre outros. O estudo mostra que o método CRISPR/Cas9 pode ser usado como uma ferramenta inovadora e examina a possibilidade de inativação e/ou modificação dos genes causadores da doença, podendo vir a ser uma possibilidade de cura.

“Estudos como esse trazem importantes contribuições para a construção do conhecimento e avanço da ciência. Destaco a importância de incentivar e acolher ideias inovadoras dos alunos enquanto docente, sendo uma maneira de trazer visibilidade a tantas doenças veladas, com possibilidades de cura e especialmente melhoria da qualidade de vida, trazendo esperança a uma parcela populacional que vive com doenças consideradas incuráveis”, afirma a orientadora.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS (com informações da Unicruz)
Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz
DRT/RS 12.176