Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

20/02/2025
Mais de 120 pessoas participam de audiência pública sobre medidas para combater a violência contra profissionais da Enfermagem
Evento ocorreu em Porto Alegre e foi promovido pelo Cofen e pelo Coren-RS

Mais de 120 pessoas – entre conselheiros federais e do RS, parlamentares, profissionais e estudantes de Enfermagem, representantes de instituições de ensino e saúde e lideranças de sindicatos e entidades – participaram nesta quarta-feira, 19 de fevereiro, em Porto Alegre, da audiência pública “Basta de Violência na Enfermagem”. O evento, que foi promovido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e pelo Coren-RS, ocorreu no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (ALRS). A audiência faz parte de uma série de encontros promovidos pelo Cofen em todo o país, visando discutir temas cruciais relacionados à profissão e dar voz às preocupações da categoria sobre as condições de trabalho.

Na mesa de abertura estavam Manoel Neri e Daniel Menezes de Souza, presidente e vice-presidente do Cofen, respectivamente; a diretoria do Coren-RS (presidente, Antônio Tolla, conselheira secretária, Sônia Regina Coradini, e conselheira tesoureira, Ana Elisa Ferreira de Freitas); e os deputados estaduais Valdeci Oliveira e Miguel Rossetto. Antônio ressaltou que a iniciativa do Cofen é fundamental para dar visibilidade a essa realidade preocupante. “Muitos trabalhadores da Enfermagem sofrem diariamente com problemas de saúde mental devido à violência no ambiente de trabalho. Precisamos enfrentar essa realidade com seriedade, e essa audiência é um passo importante nessa direção”, afirmou. O deputado Valdeci, coordenador da Frente Parlamentar em defesa das 30 horas e do Piso Nacional da Enfermagem, anunciou a criação de uma comissão especial na AL para debater a implementação do Piso e a melhoria das condições de trabalho dos profissionais da saúde no estado.

Violência adoece a Enfermagem e prejudica a assistência

Após as falas inicias, o público assistiu a um vídeo temático, produzido pelo Coren-RS, com atores narrando situações reais de violências diversas vividas por profissionais de Enfermagem. Na sequência, ocorreu um painel, mediado pelo presidente do regional, com a socióloga Dra. Maria Helena Machado e a procuradora do trabalho Dra. Amanda Fernandes Ferreira Broecker.

Maria Helena trouxe pesquisas com dados sobre os profissionais de Enfermagem do país e do RS e sobre os tipos de violências às quais eles estão submetidos. A procuradora Amanda tipificou formas diferentes de violência – verbal, física, assédio moral e sexual, etc. – e apontou medidas para combatê-las. Por fim, o público participou massivamente, trazendo relatos e fazendo questionamentos.

O principal objetivo da audiência, além de discutir os casos de violência, foi debater ações concretas e cobrar medidas efetivas que garantam um ambiente de trabalho mais seguro e digno para a Enfermagem. A violência sistemática e recorrente contra auxiliares, técnicos e enfermeiros é um problema grave que compromete a saúde física e mental dos trabalhadores, além de impactar negativamente o atendimento à população. Essa é uma pauta central pro Coren-RS, que tratará sobre ela em diversos momentos ao longo deste ano.

Saiba mais aqui:
 Audiência pública debate soluções e medidas contra a violência na Enfermagem

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS (com informações da Ascom/Cofen)
Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz
DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

04/04/2025
Coren-RS realiza Encontro Regional de Enfermeiros RTs em Santa Maria


04/04/2025
Profissionais de Santa Maria e região dizem “basta” à violência na Enfermagem em audiência pública


04/04/2025
Anuidade 2025 vence em 31 de maio: emita seu boleto no site


03/04/2025
Facilidade e agilidade: atendimento do Coren-RS também pelo WhatsApp!


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90480-165 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS