Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias
versão para impressão
12/12/2011
Moção de Apoio e reivindicação para agregar forças de trabalho
Os participantes do VI Encontro Ibero-Americano de Urgência e Emergência (IBAMEUE), amparados pelo Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul, Autarquia Federal responsável pela regulamentação e fiscalização do exercício profissional da Enfermagem, vêm publicamente prestar apoio à criação da Força Nacional de Resgate do Sistema Único de Saúde (SUS). Reivindicam, neste ato, a formação de entidade conjunta que reúna os órgãos prestadores dos serviços de atendimento e assistência a ocorrências consequentes de desastres.
A capacitação específica e padronizada que faz parte da programação do Encontro Ibero-Americano de Urgência e Emergência – segunda edição no Brasil, de 28 a 30 de novembro de 2011 – proporciona aos Profissionais de Enfermagem atualização e aperfeiçoamento dos conhecimentos e das técnicas utilizadas em desastres e catástrofes, especialmente nos de repercussão mundial.
De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Organização Mundial da Saúde (OMS), desastres e emergências podem ser causados por fenômenos naturais ou pela ação humana. As organizações apontam para a importância de que os países se preparem para as situações de emergência.
Dentre as necessidades iminentes, é imprescindível a criação de cadastro único compondo uma rede de contatos e informações que confira mais agilidade em situações de atendimento a desastres e catástrofes.
E é com o propósito de constituir um elo com a pluralidade de órgãos civis e governamentais no reforço da capacidade de socorro a vítimas de desastres de grandes proporções que foi criada a Comissão Estadual de Desastres no RS. Para tanto, almejam juntar esforços junto a Força Nacional de Resgate do SUS no sentido de capacitar, de forma padronizada, as equipes de saúde pré-hospitalar no Estado do Rio Grande do Sul e nas bases SAMU. Tal incorporação deverá minimizar os problemas encontrados na rotina dos atendimentos de agravos à saúde.
Porto Alegre, 30 de novembro de 2011.
Ana Lúcia Athayde Maciel
Presidente da Comissão de Urgência
e Emergência em Desastres do COREN-RS
Compartilhe esta notícia com outras pessoas:
Outras noticias
18/12/2024
Conselho realiza palestra sobre ética na Escola QI Gravataí
18/12/2024
Justiça condena autor de feminicídio contra a enfermeira Yeylan Fontoura a 27 anos de prisão
16/12/2024
Coren-RS participa da I Jornada de Enfermagem Cardiovascular, Nefrologia e Imagem do HCPA
16/12/2024
Anuidade 2025: gere o boleto aqui no site do Coren-RS e garanta desconto de 24% pagando até 07 de janeiro