Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias
versão para impressão
05/06/2012
Coren-RS realiza amplo roteiro institucional pelo interior
Visitação em 8 instituições de saúde em Farroupilha, Garibaldi, Carlos Barbosa e Caxias do Sul
O presidente Ricardo Rivero esteve hoje retomando agenda no interior do Estado para divulgar a nova gestão e ouvir as demandas da categoria. O representante do COREN-RS foi a Garibaldi, Carlos Barbosa, Farroupilha e Caxias do Sul, visitando secretarias municipais da saúde, câmaras de vereadores e outras 8 instituições de saúde.
Em Garibaldi foi realizada uma reunião com a Secretária de Saúde, Enfermeira Maria do Socorro Bortolini. O Presidente Ricardo Rivero pediu auxílio da Secretária na divulgação da pesquisa do Perfil da Enfermagem no Brasil, cujo link está no site do Conselho e cuja Coordenação Estadual está sob responsabilidade do Enfermeiro Conselheiro Claudir Lopes. Logo após, o gestor do Conselho foi até o posto de saúde São Francisco, em Garibaldi, apresentar a nova gestão e chamar os profissionais para perto do Conselho.
No Hospital Beneficente São Pedro, em Garibaldi, junto com o Presidente da Câmara de Farroupilha, o Vereador Catafesta e o enfermeiro Sidenei Feliponi, Rivero ouviu da Enfermeira Lisandra Lazzari que no HBSP a categoria se uniu e alcançou diversas conquistas junto a administração. Rivero colocou que isto serve de exemplo pra vermos que quando temos consciência do que queremos e trabalhamos unidos, temos plenas condições de alcançarmos nossos objetivos.
No meio da tarde, o Presidente Rivero foi ao Hospital São Roque, em Carlos Barbosa, convidar a comunidade da saúde, através da enfermeira Lenise Cherobini, a participar do Fórum do COREN-RS, que acontecerá em setembro, na região. Todos os municípios do entorno estarão convidados. O Fórum desenvolverá dois eixos, um relacionado ao papel da categoria, dentro das instituições de saúde e junto a sociedade e o outro relativo a construção da nova relação dos inscritos com a instituição. Rivero salientou que em breve o COREN-RS divulgará os nove municípios que sediarão os Fóruns até o final do ano. Na ocasião o Presidente também aproveitou para reiterar que hoje os profissionais da categoria têm um Conselho ao lado deles e que está de olho no assédio moral. Que para fazer uma denúncia para o COREN-RS é só ligar (51) 33785500 e fazer uma denúncia anônima para o Departamento de Fiscalização do Conselho.
No final da tarde, na Mostra de Saúde, organizada pelo Secretário Municipal de Saúde de Farroupilha, Itaroty Fagharazzi, no auditório da UCS, Ricardo Rivero discursou perante um auditório com mais de 300 profissionais vindos de 12 municípios. A principal mensagem foi que o Conselho está de portas abertas para todos.
No Hospital São Carlos, em Farroupilha, o Enfermeiro Responsável Técnico Ubirajara Ferreira, fez uma declaração contundente: " Nós tinhamos um Conselho que não nos acolhia. Agora, veja, o fato de estarmos aqui hoje e tu não estares em campanha é muito simbólico e importante. Tu vieste buscar aproximação e não buscar voto. Nos mostra que as coisas mudaram". O Presidente Ricardo respondeu: "mas eu estou em campanha, Bira, em campanha pela valorização da categoria da enfermagem e pela defesa dos direitos dos nossos profissionais." Concluiu avisando ao enfermeiro que em breve o COREN-RS voltará à cidade, durante o Fórum de setembro.
À noite, em Caxias do Sul, o Presidente foi participar do encontro com profissionais da enfermagem da região da Serra promovido pelo SINDISAÚDE. O tema foi as diretrizes da Gestão 2012 - 2014 e a construção de um novo paradigma na relação inscritos, Instituição e sociedade. O roteiro continua amanhã, em Caxias do Sul.
Texto: Fernanda Barth
Foto: Daniel Boucinha
Compartilhe esta notícia com outras pessoas:
Outras noticias
26/12/2024
Grupo de trabalho interno é formado para discussões sobre a atualização do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem
23/12/2024
Anuidade 2025: gere o boleto aqui no site do Coren-RS e garanta desconto de 24% pagando até 07 de janeiro
18/12/2024
Conselho realiza palestra sobre ética na Escola QI Gravataí
18/12/2024
Justiça condena autor de feminicídio contra a enfermeira Yeylan Fontoura a 27 anos de prisão