Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias
versão para impressão
16/01/2013
Projeto Conselheiro na Estrada visita instituições de saúde da Costa Doce
Visitas foram feitas em Pelotas, Turuçu, Capão do Leão e Morro Redondo
A terceira edição do Projeto Conselheiro na Estrada visita instituições de saúde da Costa Doce, na Região Sul do Estado. Nesta terça-feira, dia 15 de janeiro, a conselheira enfermeira Aline Veleda fez roteiros por Pelotas, Turuçu, Capão do Leão e Morro Redondo.
O roteiro começou por Turuçu, com uma visita ao Pronto Atendimento 24 horas onde a Conselheira foi recebida pela Responsável Técnica enfermeira Sabrina da Silva Rodrigues. A enfermeira Sabrina salientou a importância desta iniciativa de levar o Conselho até onde os inscritos estão, pois isto dá um respaldo maior para os profissionais da categoria e um reconhecimento ao trabalho das RT´s.
Em Pelotas o roteiro iniciou pela praça de pedágio no Retiro ECOSUL, onde o Técnico de Enfermagem Alex Sandro dos Santos desabafou que o fato do Conselho estar ali, para ouvir como o profissional se sente é muito importante pois os profissionais estavam se sentindo muito desamparados. À noite a Conselheira foi visitar o Pronto Socorro Municipal – Unidade de Terapia Intensiva, Pediatria e Emergência. Lá foi recebida pela equipe da instituição, os Técnicos de Enfermagem Gilda Mara Oliveira Barros da Silva, André Luis da Silva Torres, Mara Regina Araujo Silva, Jeane D’Arc Fuchs Bueno, Marisa Helena Duarte Barbosa e a enfermeira Ana Carina Caldas. A preocupação de todos é com uma maior valorização dos profissionais da categoria, com a luta pelas 30 horas e por um piso digno. Os baixos salários dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem é preocupante em todo o Estado e é uma realidade que precisa ser mudada. A Técnica de Enfermagem Jeane destacou que o comprometimento do Conselho com os inscritos na luta pelas 30horas e por um piso digno dá esperança aos inscritos. Na Pediatria do PS as Técnicas de Enfermagem Vera Regina Barbosa, MariléiaTuchtenhagem Hornhe e Catiuscia Duarte Amaro. A Técnica de Enfermagem Vera Regina disse: é a primeira vez em 30 anos de trabalho que vejo alguém do Coren-RS em visita aos profissionais aqui no PS. Isto tem que ser dito. Na UTI as Técnicos de Enfermagem Patrícia dos Santos Leal, Daniela Loreto Pires, Vanessa Centeno, Daniela Souza, Karine de Freitas, Gilson Lopes Leytzke, Alexandre de Freitas receberam a Conselheira. A Técnica Vanessa frisou “Trabalho neste PS há 4 anos, nunca veio ninguém do Coren-RS aqui para nos ouvir. Agora, ver vocês do conselho hoje à noite aqui é uma promessa que se tornou realidade”. A técnica Patrícia disse “estou aqui há 12 anos e é a primeira vez que vejo o Conselho vir nos visitar. Isto é muito importante para nós profissionais que estivemos tanto tempo esquecidos pelo Coren-RS”.
Em Morro Redondo a Conselheira Aline Veleda esteve na Secretaria Municipal de Saúde, na Estratégia de Saúde da Família e no Pronto Atendimento. SMS , ESF – Pronto Atendimento. A Técnica de Enfermagem Simone Quintana Pinto e a Técnica de Enfermagem Rosane Coelho receberam o Coren-RS. A Técnica Rosane comentou que é perceptível que hoje o Conselho tem um interesse maior de procurar saber o que esta acontecendo com os inscritos, principalmente nas instituições do interior do Estado. “Trabalhei em um hospital de Caxias do Sul por 6 anos e jamais vi alguém do Conselho no hospital. Acho importante estas visitas para manter a aproximação e defender as nossas lutas pelas 30 horas e fortalecer o vínculo com a categoria”, concluiu Rosane. No Hospital Dr. Ernesto Maurício Arndt a Responsável Técnica enfermeira Sheila Rezende Vasconcelos Gularte contou ao Coren-RS que está contente com a mudança desta gestão porque antes “só recebia visita fiscalizatória para punir e hoje o conselho nos auxilia no que precisamos”. A RT também destacou a importância das interiorizações, como o Fórum de Pelotas, realizado no último mês de novembro, onde as palestras e oficinas oferecidas e a troca de experiência com os colegas são enriquecedoras.
Em Capão do Leão a Conselheira Aline Veleda esteve no Pronto Atendimento e no SAMU. A enfermeira Simone Bayer de Araújo comentou que o comprometimento maior com a categoria, estando mais próximo dos profissionais, faz toda a diferença: “faz tempo que queríamos um Conselho que efetivamente nos ouvisse e trabalhasse para melhorar a nossa realidade”.
Texto: Fernanda Barth
Foto: Fátima Pagel
Compartilhe esta notícia com outras pessoas:
Outras noticias
23/12/2024
Anuidade 2025: gere o boleto aqui no site do Coren-RS e garanta desconto de 24% pagando até 07 de janeiro
18/12/2024
Conselho realiza palestra sobre ética na Escola QI Gravataí
18/12/2024
Justiça condena autor de feminicídio contra a enfermeira Yeylan Fontoura a 27 anos de prisão
16/12/2024
Coren-RS participa da I Jornada de Enfermagem Cardiovascular, Nefrologia e Imagem do HCPA