Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias
versão para impressão
13/06/2013
Descentralização do Conselho aproxima e esclarece
Divulgação de projetos e do código de ética estão entre as principais ações
O Coren-RS está realizando uma série de visitas institucionais no interior, dando prosseguimento a descentralização do Conselho, divulgando as ações e projetos da gestão. Por todas as instituições por onde passa a equipe do Conselho aproveita para distribuir o livreto do código de ética e da legislação da enfermagem. Esta semana, aproveitando para divulgar o evento de qualificação que acontecerá em São Gabriel neste próximo sábado, dia 15 de junho, a equipe do Coren-RS percorreu os municípios da região entregando o livreto e sensibilizando os gestores municipais em relação a necessidade de se ter uma maior valorização da enfermagem. A agenda de visitas institucionais começou por Caçapava do Sul, depois o Conselho foi a Vila Nova do Sul, Santa Margarida do Sul e Cacequi.
Em Caçapava do Sul a primeira visita foi no Hospital de Caridade Dr. Vitor Lang, onde a equipe do Coren-RS foi recebida pela Responsável Técnica enfermeira Francieli Casanova, acompanhada da equipe de enfermagem do Hospital. Francieli salientou que a equipe do Hospital de Caridade conseguiu grandes avanços nos últimos anos por ser uma unida, determinada e contar com a parceria da administração da instituição. Na Políclínica Municipal de Caçapava do Sul, a Responsável Técnica enfermeira Rosângela Vivian e os técnicos de enfermagem receberam suas cópias do Código de Ética. A equipe da Policlínica é responsável pela maioria dos atendimentos do município e isto redobra a importância de conhecerem a legislação da profissão. Na SMS de Caçapava do Sul, a Secretária Municipal Rosane Abdala, a enfermeira Sandra Bairros da Silva e a Técnica Daniela Oliveira demonstraram grande interesse em sediar, com o apoio da prefeitura, um evento de qualificação do Coren-RS. Foi combinado que o contato será continuado e verificada a viabilidade.
Chegando a Vila Nova do Sul, um município de poucos habitantes, mais uma vez a equipe do Coren ficou sabendo que as instituições de saúde do município nunca tinham recebido uma visita institucional do Conselho, com a finalidade única de aproximação, esclarecimento e orientação. Na Unidade Básica de Saúde a reunião foi com a Secretária de Saúde enfermeira Letícia Coradini Andreazza, a enfermeira Kelly Freitas Veiga e com os técnicos de enfermagem Andréa da Silva Brum e Giovani dos Santos Romanzini. A Secretária lembrou, após receber os livretos do código de ética, o quanto é importante que o posto de secretário de saúde seja ocupado por alguém da enfermagem, comprometido com a categoria e que conhece as determinações legislativas.
Em Santa Margarida do Sul, o Secretário de Saúde fisioterapeuta Anderson Rodrigo Schimithes agradeceu a iniciativa do Coren-RS e a visita institucional explicando que muitas vezes os Conselhos são vistos como órgãos distantes e inacessíveis, o que não é o caso do Coren-RS. Ele recebeu a equipe do Conselho acompanhado da enfermeira Aline Delforno e dos técnicos Maria Isabel dos Santos Freitas, Fernanda Cardoso Fonseca e da estagiária Paula Saldanha. Para Aline a valorização da enfermagem passa pela construção de uma consciência coletiva de categoria, onde os colegas vão apoiar uns aos outros e lutar pelas mesmas coisas.
Em Cacequi, o roteiro foi finalizado com uma visita ao Instituto de Saúde e Educação Vida, que é o hospital da cidade. Lá quem recebeu em primeira mão os Códigos de Ética foi a Responsável Técnica enfermeira Silvana Urrutia Pedroso e os Técnicos em Enfermagem Marta da Silva, Tamira Mesquita, Marcia Veiga e Vanderson Souza. A equipe do ISEV vai participar das duas capacitações que o Coren-RS estará fazendo na região, a de São Gabriel, dia 15/06, e a de São Vicente do Sul, dia 29/06.
O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul criou esta campanha de divulgação do código de ética e da legislação por entender que além de ser uma obrigação do Conselho, a importância de se conhecer o código e a legislação vai além do conhecimento técnico e acadêmico, torna-se uma ferramenta de liberdade e empoderamento para os enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares ao permitir que conheçam seus deveres, proibições e direitos e se posicionem de forma correta frente aos gestores de saúde.
O roteiro institucional ainda prosseguirá por Rosário do Sul no dia 14 de junho e em Saõ Gabriel.
Texto e fotos: Fernanda Barth
Compartilhe esta notícia com outras pessoas:
Outras noticias
26/12/2024
Grupo de trabalho interno é formado para discussões sobre a atualização do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem
23/12/2024
Anuidade 2025: gere o boleto aqui no site do Coren-RS e garanta desconto de 24% pagando até 07 de janeiro
18/12/2024
Conselho realiza palestra sobre ética na Escola QI Gravataí
18/12/2024
Justiça condena autor de feminicídio contra a enfermeira Yeylan Fontoura a 27 anos de prisão