20/01/2016 RS lança aplicativo para monitoramento do mosquito transmissor do Zika Vírus
O TelessaúdeRS/UFRGS, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, vem desenvolvendo desde dezembro a campanha RS Contra Aedes. Visando mapear os focos do mosquito Aedes aegypti e a prevenção das doenças por ele causadas, foi lançado o aplicativo RS Contra Aedes. O download é gratuito e pode ser feito nas versões Android e, em breve, em iOS. Por meio dele a população pode se informar sobre o transmissor e como se manifestam os sintomas do Zika Vírus, Dengue e Chikungunya.
O usuário também pode responder a um questionário que o ajuda a descobrir quais lugares em sua casa podem se tornar criadouros do Aedes. Além disso, o aplicativo possui um alerta semanal que lembra o cidadão de verificar esses locais e garantir sua residência livre de focos do mosquito.
Funções do aplicativo:
- Denunciar locais com foco do mosquito e enviar fotos; - Alertar para revisões semanais da sua residência; - Fornecer informações sobre dengue, Chikungunya, Zika Vírus e cuidados frente a essas doenças; - Acessar rapidamente o 0800 645 3308 do RS Contra Aedes; - Fornecer informações sobre o mosquito e prevenir sua proliferação.
Denúncias sobre focos do mosquito podem ser feitas pelo site www.rscontraaedes.ufrgs.br ou pelo telefone 0800 645 3308.
Fonte: Asscom Coren-RS (com informações do TelessaúdeRS/UFRGS) Acadêmica de jornalismo Mariana Bello Supervisão: jornalista Laura Glüer - DRT/RS 5.351