Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias
versão para impressão
20/06/2016
Coren-RS prestigia formatura de turma de Especialização em Enfermagem Obstétrica, na UFRGS
Curso faz parte das iniciativas da Rede Cegonha, do Ministério da Saúde
O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pelo presidente Daniel Menezes de Souza, participou nesta sexta-feira (17) da formatura da turma do Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica (CEEO) na Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). No total, foram 12 formandas. Essa foi a primeira turma formada nesse curso, promovido em parceria do Ministério da Saúde com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a UFRGS.
Em sua fala, Daniel parabenizou a turma e exaltou a universidade por ter aceitado o desafio de promover a especialização. “Esse curso nos deu mais força para lutar e vencer para garantir o direito da atuação legal dos(as) enfermeiros(as) nos partos. Vamos tomar a frente na luta por um parto legal e seguro. Sejam nossas parceiras para traçarmos estratégias para vencer as barreiras que se apresentam”, disse às formandas.
Em março deste ano, Coren-RS, Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs) e Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (Abenfo) - seção Rio Grande do Sul foram vitoriosos na ação conjunta movida contra a Resolução Cremers nº 02/2015 sobre a realização do parto domiciliar, bem como a realização do parto por profissionais não médicos (saiba mais aqui).
Em seu discurso, a coordenadora da especialização, Mariene Riffel, fez um agradecimento especial ao apoio do Coren-RS, do Sergs e da Abenfo-RS e um apelo para que as 12 profissionais não desistam diante das eventuais futuras dificuldades. “Vocês prestam cuidados ao corpo e à alma. Há muitas barreiras a serem vencidas em nosso Estado, mas se mantenham trabalhando na área da Enfermagem Obstétrica”, afirmou. Na cerimônia também estavam representantes do Sergs, da Abenfo-RS e do Grupo Hospitalar Conceição (GHC).
Rede Cegonha - A turma da UFRGS faz parte das iniciativas da Rede Cegonha - estratégia do Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como garantir às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis. Outras turmas se formaram no mesmo curso, recentemente, em diversas universidades do país.
A Rede Cegonha tem a finalidade de estruturar e organizar a atenção à saúde materno-infantil no Brasil e está sendo implantada, gradativamente, por meio de várias ações, em todos os Estados. Para saber mais, acesse: dab.saude.gov.br/portaldab/ape_redecegonha.php.
Fonte: Departamento de Comunicação Institucional (com informações do Ministério da Saúde)
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176
Compartilhe esta notícia com outras pessoas:
Outras noticias
14/01/2025
Coren-RS abre processo seletivo de estágio em Administração
13/01/2025
Coren-RS prestigiou nove formaturas em dezembro. Confira!
13/01/2025
Coren-RS dá posse à Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital São Vicente de Paulo, em Osório
10/01/2025
É neste sábado, 11 de janeiro: presidente do Coren-RS no programa Band Entrevista. Confira!