Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias
versão para impressão
23/08/2016
Coren-RS participa de debate sobre Hospital Porto Alegre
O conselheiro do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) Ricardo Haesbaert participou nesta terça-feira (23) da audiência pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre que tratou sobre a situação do Hospital Porto Alegre. Além de dois vereadores, participaram do debate João Paulo Machado, presidente da Associação dos Funcionários Municipais de Porto Alegre (AFM), Fabiano Pereira Voltz, coordenador regional do Instituto de Saúde e Educação Vida (Isev), Estêvão Finger, presidente do Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs), Maria Rita de Assis Brasil, vice-presidente do Sindicato Médico do RS (Simers), Enir Madruga de Ávila, defensor público, Regis Hoffmann, administrador na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e Fernanda dos Santos Fernandes, gerente de regulação da SMS.
O hospital passa por uma séria crise financeira e teve desligamento de 116 profissionais, entre enfermeiros(as), técnicos(as) de Enfermagem e médicos(as) desde julho, quando a gestão foi assumida pelo Isev, entidade filantrópica que atua no RS e SC. Na audiência, foi debatida a redução no número de atendimentos, o fracionamento de salários e das rescisões dos(as) demitidos(as), gerando insegurança na equipe de trabalho. Também foi ressaltada a localização estratégica do hospital e seu papel de apoio a outros hospitais, como o Clínicas.
O conselheiro Ricardo destacou a importância do dimensionamento de profissionais da Enfermagem no Hospital Porto Alegre, lembrando que essa situação de crise na instituição se insere em um cenário maior de proposta de redução do atendimento público da saúde. “Precisamos defender o SUS público, universal, gratuito e de qualidade e todas as instituições que se somarem nessa luta”, ressaltou.
Uma nova reunião da Comissão ficou marcada para o dia 11 de outubro, quando terá continuidade o debate sobre a situação da instituição.
Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Laura Glüer
DRT/RS 5.351
Compartilhe esta notícia com outras pessoas:
Outras noticias
04/02/2025
Coren-RS prestigia a comemoração de 80 anos do Sindisaúde-RS
04/02/2025
Enfermeira assume a presidência da Câmara de Vereadores de Aratiba, no Norte do Estado
04/02/2025
Infodemia: notícias falsas sobre saúde dominam redes sociais, induzem ao erro e desafiam autoridades
03/02/2025
Com participação do Coren-RS, diretrizes são estabelecidas pelo Cofen para fortalecer atuação em emergências e calamidades