Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias
versão para impressão
16/09/2016
Coren-RS debate formação em Enfermagem
Seminário teve a presença de representantes de 44 instituições de ensino
Uma ampla discussão sobre a formação em Enfermagem e como ela influencia no fortalecimento da profissão. Assim foi o Seminário “O papel das instituições formadoras na valorização da profissão de Enfermagem”, realizado pelo Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) nesta quinta-feira (15), em Porto Alegre.
O seminário teve a presença de mais de 200 pessoas, entre docentes e alunos(as) de 44 escolas técnicas e universidades do estado. A abertura contou com as falas do presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, do presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) – seção Rio Grande do Sul/ ABEn-RS, Joel Mancia, do presidente do Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs), Estêvão Finger, do diretor da Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do Estado do RS (Feessers) Paulo da Silva e da presidente da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (Abenfo) – seção Rio Grande do Sul/ Abenfo-RS, Virginia Leismann Moretto.
“Um dos grandes objetivos do Conselho é a busca por uma Enfermagem mais valorizada e mais reconhecida. E discutir a formação é parte essencial desse processo”, disse Daniel, saudando a união das entidades da Enfermagem, evidenciada no seminário.
Em seguida, ocorreu um debate entre o presidente do Fórum Nacional da Enfermagem Valdirlei Castagna, e o conselheiro do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) Gilvan Brolini. O debate teve a mediação do presidente do Coren-RS. Também participou da mesa a técnica de Enfermagem Elizandra Dill, da Comissão de Auxiliares e Técnicos(as) de Enfermagem do Coren-RS.
Gilvan parabenizou o Coren-RS pela iniciativa e afirmou que questionar a formação é essencial. “Quanto melhor for a formação, mais o profissional será comprometido”, afirmou. Na sequência, Valdirlei falou sobre a preocupação com a qualidade do ensino. “Há um negócio hoje no Brasil que se chama formação. O Estado precisa regular melhor isso”, afirmou.
Também estavam presentes no seminário os(as) conselheiros(as) do Coren-RS Nelci Dias da Silva, Willi Wetzel Junior, Margarita Unicovsky, Ricardo Haesbaert, Maurelize da Silva, Abelardo Gomes e Luci Malickovski, funcionários(as) e estagiários(as) do Coren-RS.
Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176
Compartilhe esta notícia com outras pessoas:
Outras noticias
04/04/2025
Coren-RS realiza Encontro Regional de Enfermeiros RTs em Santa Maria
04/04/2025
Profissionais de Santa Maria e região dizem “basta” à violência na Enfermagem em audiência pública
04/04/2025
Anuidade 2025 vence em 31 de maio: emita seu boleto no site
03/04/2025
Facilidade e agilidade: atendimento do Coren-RS também pelo WhatsApp!