Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias
versão para impressão
06/12/2016
Coren-RS, Cofen, Sergs e Abenfo debatem os modelos da Enfermagem Obstétrica pelo mundo
No sábado (03) ocorreu o evento Midwifery: a Enfermagem Obstétrica como uma expertise sem fronteiras, promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs) e Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras - seção do Rio Grande do Sul (Abenfo-RS), com apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). A atividade foi no Centro Universitário Metodista IPA, em Porto Alegre. Entre as palestrantes convidadas, estavam a conselheira Fátima Sampaio, do Cofen, a parteira holandesa Mary Zwart e a presidente da Abenfo-RS, Virgínia Leismann Moretto. Na mesa de abertura, representantes do IPA e do Sergs fizeram suas falas iniciais, seguidos(as) do presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, que também deu as boas vindas e reiterou o compromisso do Conselho com a Enfermagem Obstétrica.
A palestra da holandesa Mary Zwart ocorreu em inglês com tradução da enfermeira e integrante da Abenfo-RS, Camila Schneck. Midwifery é o termo em inglês para parteira, profissão essa que na Holanda é considerada indispensável para a saúde pública. “Na Holanda, a parteira é quem acompanha toda a gestação de uma mulher, desde o planejamento da gravidez até o auxílio após o nascimento do bebê”, explica Mary. Ela conta que, em seu país, muitas vezes as mulheres não precisam consultar com médicos, pois as parteiras são profissionais independentes, com respaldo legal para atuarem em diversas áreas da atenção básica e, principalmente, consideradas indispensáveis pela população. “A única forma de ver o parto é sob a ótica feminista”, entende Mary, afirmando que o parto é uma ação exclusivamente feminina e por isso o apoio de outra mulher é essencial para a futura mãe.
Fátima Sampaio, conselheira do Cofen, expôs, em sua fala, sobre a legislação da Enfermagem obstétrica no Brasil. Segundo ela, “a Enfermagem precisa se apropriar das suas funções e instrumentos de trabalho, sempre se guiando pelo Código de Ética da Profissão”. Fátima também coloca que o Cofen tem construído uma rede de apoio à Enfermagem obstétrica e a Comissão de Saúde da Mulher do Conselho Federal está trabalhando nesse tema. Virgínia Leismann Moretto, em sua fala pela Abenfo-RS, expôs os princípios da associação: autonomia, transparência e identidade.
Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Texto: acadêmica de jornalismo Mariana Bello
Supervisão: jornalista Laura Glüer - DRT/RS 5.351
Compartilhe esta notícia com outras pessoas:
Outras noticias
04/04/2025
Coren-RS realiza Encontro Regional de Enfermeiros RTs em Santa Maria
04/04/2025
Profissionais de Santa Maria e região dizem “basta” à violência na Enfermagem em audiência pública
04/04/2025
Anuidade 2025 vence em 31 de maio: emita seu boleto no site
03/04/2025
Facilidade e agilidade: atendimento do Coren-RS também pelo WhatsApp!