13/03/2017 EaD é pauta de reunião do Fórum Permanente em Defesa da Autonomia das Profissões da Saúde
Na segunda-feira (6), representantes de sindicatos e conselhos da área da saúde realizaram a primeira reunião de 2017 do Fórum Permanente em Defesa da Autonomia das Profissões da Saúde. A reunião ocorreu na sede do Conselho Regional de Farmácia do RS (CRF-RS), em Porto Alegre. O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) foi representado pelo conselheiro Ricardo Hasbaert.
O ensino a distância (EaD) nos cursos da saúde foi um dos assuntos debatidos. Na ocasião, Ricardo relatou que o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) possui resolução para que os conselhos regionais não inscrevam os(as) profissionais oriundos(as) de cursos EaD.
Para os(as) participantes da reunião, é necessária uma mobilização dos(as) estudantes dos curso da saúde em defesa da qualidade da educação, bem como a realização de campanhas informando o risco à população na formação EaD na área da saúde.
O Coren-RS entende que o trabalho realizado pelos(as) profissionais da Enfermagem e da saúde em geral exige práticas que só podem ser desenvolvidas em aulas presenciais, com o ensinamento, suporte e auxílio de professores(as) capacitados(as) e com estrutura física adequada.