No dia 11, ele esteve na Universidade de Passo Fundo (UPF) para a XXV Semana de Enfermagem da instituição. Após contextualizar sobre sua trajetória profissional, ele reiterou o importante papel da Enfermagem como humanizadora do cuidado para com as pessoas, principalmente no Sistema Único de Saúde (SUS). Para concluir, ele abordou a conjuntura política atual do Brasil, citando a Reforma da Previdência e Trabalhista como retrocessos aos direitos conquistados por trabalhadores(as).
No dia 12, em Erechim, ele participou de dois eventos da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões (URI), a III Semana de Enfermagem e a III Mostra de Enfermagem sobre a Semana de Atenção ao Câncer. A aula magna da qual ele participou foi intitulada Caminhos da Enfermagem na Perspectiva de uma Sociedade Democrática, promovida pelo curso de graduação em Enfermagem. Ele abordou a importância da produção de ciência no fazer Enfermagem e a busca da participação mais consciente dos(as) profissionais na construção dos SUS. Na ocasião, ele ainda deu entrevista a Rádio Difusão e ao Jornal Bom Dia, de Erechim.
Segundo ele, “a defesa de uma sociedade mais democrática, fraterna e mais humana deve ser um compromisso de todos e todas da Enfermagem e da sociedade em geral. Para isso, a unidade entre a classe trabalhadora é mais do que necessária, é urgente”.
O Coren-RS entende que, mais do que nunca, é preciso unir a força das categorias da Enfermagem com o apoio das entidades representativas, como sindicatos, associações e o próprio Conselho. A gestão atual do Coren-RS tem buscado ser representativa, próxima e politizadora das categorias da Enfermagem. Para isso, promover e contribuir com debates para fomentar a valorização das profissões é imprescindível.
Confira aqui a programação da Semana de Enfermagem do conselho e participe!
Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Texto: acadêmica de jornalismo Mariana Bello
Supervisão: jornalista Denise Campão DRT/RS 5.695