Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias
versão para impressão
21/08/2018
Coren-RS inspeciona salas de vacinação, em unidades de saúde da Capital, e constata problemas
O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) inspecionou, em 27 de julho, 35 unidades básicas de saúde de Porto Alegre – 23% do total de unidades do município –, para verificar o funcionamento das salas de vacinação. Na abordagem foi constatado que, dos 35 locais, dez encontravam-se com as salas fechadas, sendo um dos motivos o fato das câmaras frias estarem estragadas, sem previsão de manutenção. Alguns locais ainda estavam em reforma da área física.
Preocupante, também, a falta de alguns tipos de vacinas em determinados postos, o que faz com que a população tenha que se deslocar de sua região para atendimento em outros postos, bem como, em algumas situações agendar o atendimento para receber as vacinas.
Importante ressaltar que, segundo o Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação do Ministério da Saúde – Secretaria de Vigilância em Saúde – Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis, cabe à gestão da esfera municipal a gerência do estoque municipal de vacinas e outros insumos, incluindo o armazenamento e o transporte para seus locais de uso, de acordo com as normas vigentes.
O Coren-RS reafirma a defesa intransigente do Sistema Único de Saúde (SUS) e o direito de toda a população à universalidade, integralidade e equidade do acesso à saúde. O Conselho buscará junto à Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre providências quanto à situação do atendimento nas salas de vacinação das unidades básicas de saúde.
Gestão Democracia, Ética e Transparência
Compartilhe esta notícia com outras pessoas:
Outras noticias
26/12/2024
Grupo de trabalho interno é formado para discussões sobre a atualização do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem
23/12/2024
Anuidade 2025: gere o boleto aqui no site do Coren-RS e garanta desconto de 24% pagando até 07 de janeiro
18/12/2024
Conselho realiza palestra sobre ética na Escola QI Gravataí
18/12/2024
Justiça condena autor de feminicídio contra a enfermeira Yeylan Fontoura a 27 anos de prisão