Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

12/11/2018
Coren-RS abre processo ético contra técnica de Enfermagem flagrada agredindo menina



Presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, deu entrevista para a TV Record sobre o caso

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pelo presidente, Daniel Menezes de Souza, deu entrevista na sexta-feira, dia 09 de novembro, para a TV Record. A pauta discutida foi o caso de uma menina de 5 anos que foi agredida por uma técnica de Enfermagem, em Porto Alegre (assista à reportagem clicando aqui).

Entenda o caso
Os pais da menina de 5 anos, que tem hidrocefalia e necessita de cuidados, pois é acamada, contrataram uma técnica de Enfermagem por meio de um serviço de home care. Após alguns dias em que a criança estava sob os cuidados da profissional, os pais perceberam alguns hematomas no corpo da filha. Desconfiados, instalaram uma câmera no quarto da menina para monitorar as possíveis agressões.

De posse das imagens, que confirmaram as agressões, os pais procuraram o Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (DECA) e registraram um Boletim de Ocorrência (B.O.).

O que o Coren-RS faz nesses casos?
De acordo com Daniel, o Conselho tem, como dever, a obrigatoriedade de proteger a sociedade de maus profissionais, fiscalizando as instituições e os serviços prestados. A técnica em Enfermagem que agrediu a menina possui inscrição no Coren-RS e já está respondendo a um processo ético pelo caso. Por se tratar de uma falta grave, ela pode até perder o direto de exercer a profissão. O processo tramita de forma sigilosa até o seu desfecho.

A empresa para a qual a técnica trabalhava também será investigada e, caso haja alguma irregularidade, também poderá ser penalizada.

Nos últimos três anos ocorreu apenas uma cassação do exercício profissional no Rio Grande do Sul, a da enfermeira Graciele Ugulini, acusada de matar o enteado Bernardo Boldrini. O Coren-RS ressalta que casos como esses são exceção: dos 123 mil auxiliares, técnicas(os) e enfermeiras(os) no Estado, a quase totalidade exerce a profissão de forma ética, séria e com qualidade.

O Conselho repudia todo e qualquer tipo de ação que vá contra o Código de Ética da Enfermagem e que, de alguma forma, prejudique a Enfermagem e o(a) paciente. É o Coren-RS em defesa da Enfermagem e da sociedade!

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Texto: acadêmico de Jornalismo Douglas Glier Schütz
Supervisão: jornalista Joanna Ferraz DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

18/12/2024
Conselho realiza palestra sobre ética na Escola QI Gravataí


18/12/2024
Justiça condena autor de feminicídio contra a enfermeira Yeylan Fontoura a 27 anos de prisão


16/12/2024
Coren-RS participa da I Jornada de Enfermagem Cardiovascular, Nefrologia e Imagem do HCPA


16/12/2024
Anuidade 2025: gere o boleto aqui no site do Coren-RS e garanta desconto de 24% pagando até 07 de janeiro


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90480-165 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS