Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias
versão para impressão
22/07/2019
Comissão sobre Protocolos de Enfermagem na Atenção Básica começa a estruturar suas ações
A Comissão de Protocolos de Enfermagem na Atenção Básica/ Primária do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) realizou reunião na quarta-feira (17/07), na Sede do Coren-RS, em Porto Alegre. Instituída pelo plenário do Coren-RS, a Comissão é composta por conselheiras, profissionais da Fiscalização e enfermeiras dos serviços de saúde. O grupo é coordenado pela conselheira Cecilia Brondani.
A Comissão está discutindo e organizando como serão feitas as avaliações dos protocolos e montando um check list com os itens essenciais que os protocolos devem conter, respeitando as especificidades regionais. Na quarta-feira, foi avaliado o Protocolo de Atenção à Saúde da Criança de Caxias do Sul.
A Comissão irá se reunir regularmente a fim de elaborar diretrizes gerais para os serviços de saúde e também acompanhar os protocolos já formulados pelos mesmos. O Regimento da Comissão estabelece que todos os municípios que já têm Protocolos de Enfermagem deverão encaminhá-los via e-mail para protocoloenfermagem@portalcoren-rs.gov.br.
Os protocolos serão avaliados pela Comissão e os pareceres, submetidos à homologação pelo plenário do Conselho. Após aprovação do Coren-RS, os protocolos devem ser incluídos nas rotinas de saúde pública pelo gestor municipal.
Todos os aprovados ficarão disponíveis no site do Coren-RS para consulta pública e podem servir de modelo para os municípios que ainda não formularam os seus.
Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Texto: acadêmica de Jornalismo Fernanda Ferreira
Supervisão: jornalista Joanna Ferraz DRT/RS 12.176
Compartilhe esta notícia com outras pessoas:
Outras noticias
04/02/2025
Coren-RS prestigia a comemoração de 80 anos do Sindisaúde-RS
04/02/2025
Enfermeira assume a presidência da Câmara de Vereadores de Aratiba, no Norte do Estado
04/02/2025
Infodemia: notícias falsas sobre saúde dominam redes sociais, induzem ao erro e desafiam autoridades
03/02/2025
Com participação do Coren-RS, diretrizes são estabelecidas pelo Cofen para fortalecer atuação em emergências e calamidades