Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias
versão para impressão
21/08/2019
Coren-RS marca presença em lançamento de frentes parlamentares em prol da Enfermagem, em Brasília
O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pelo presidente, Daniel Menezes de Souza, e pela conselheira Sandra Gawlinski, participou nesta terça-feira (20/08), na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), do lançamento da Frente Parlamentar das 30 horas e da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Enfermagem. Na delegação do Coren-RS, também estava a presidenta do Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs), Claudia Franco. É a primeira vez, na história do Congresso Nacional, que são criadas duas frentes parlamentares em prol da mesma categoria.
“O lançamento das duas Frentes demonstra que a Enfermagem tem força para mobilizar os parlamentares a fim de viabilizar a aprovação de projetos de lei de interesse não só da categoria, mas que também reverterão de forma positiva à população, que terá serviços com mais qualidade e segurança”, disse Daniel. O presidente do Coren-RS destacou, ainda, que é o momento da Enfermagem procurar e pressionar deputadas(os) e senadoras(es) eleitas(os) em suas regiões e cobrar por um posicionamento favorável a esses Projetos de Lei (PLs).
Cerca de 250 pessoas participaram da cerimônia, entre representantes do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), como a enfermeira do RS e conselheira federal Rosangela Gomes Schneider, e de conselhos de Enfermagem de diversos Estados, além de deputadas(os), estudantes, profissionais, sindicatos e entidades representativas.
De agora em diante, as duas Frentes atuarão em prol de PLs de interesse da categoria, como o estabelecimento de um piso salarial nacional, a regulamentação da jornada de trabalho de 30 horas semanais, espaços apropriados para o descanso digno nas instituições, entre outros.
Após o lançamento, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, recebeu representantes da Enfermagem. No encontro, foi reforçado o pedido de apoio às(aos) parlamentares.
O Coren-RS vem acompanhando de perto os encaminhamentos relativos a esses projetos. Em abril, a Autarquia esteve presente em uma audiência pública em Brasília, sobre as 30 horas (saiba mais clicando aqui).
Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS (com informações da Ascom - Cofen)
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176
Compartilhe esta notícia com outras pessoas:
Outras noticias
18/12/2024
Conselho realiza palestra sobre ética na Escola QI Gravataí
18/12/2024
Justiça condena autor de feminicídio contra a enfermeira Yeylan Fontoura a 27 anos de prisão
16/12/2024
Coren-RS participa da I Jornada de Enfermagem Cardiovascular, Nefrologia e Imagem do HCPA
16/12/2024
Anuidade 2025: gere o boleto aqui no site do Coren-RS e garanta desconto de 24% pagando até 07 de janeiro