Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias
versão para impressão
29/08/2019
Coren-RS participa de audiência pública que alinhou medidas de combate ao feminicídio
O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pela enfermeira fiscal Muriel Viegas e Silva, participou nesta quarta-feira (28/08) de audiência pública na Assembleia Legislativa do RS (ALRS) cuja finalidade era articular ações de prevenção e proteção às mulheres. A audiência foi promovida pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da ALRS e organizada pela deputada Sofia Cavedon.
Estavam presentes agentes públicos e policiais, movimentos de mulheres e feministas, grupos LGBT, mulheres com deficiência, das casas de acolhimento e jovens de escolas públicas manifestando apreensão com o aumento de mortes de mulheres por questão de gênero - que é a definição de feminicídio. No Rio Grande do Sul, o feminicídio vem aumentando de forma preocupante: apenas de janeiro a julho deste ano, foram 58 casos.
Cada uma(um) das(dos) participantes teve cinco minutos de fala para apresentar suas ações e sugerir medidas. Teve destaque, durante o debate, a necessidade de estimular o assunto nas escolas, como medida para alertar a juventude e educar contra a violência e o machismo. Outro ponto bastante abordado foi a violência praticada contra as lésbicas e o apagamento estatístico da violência praticada contra essas mulheres, que é o lesbocídio.
Muriel destaca que a audiência foi altamente positiva. “A discussão foi bastante objetiva e produtiva e, de fato, configurou um passo importante para articular ainda mais e melhor as entidades. Foram debatidas ações efetivas de acolhimento e de prevenção da violência contra a mulher”, diz.
A Enfermagem, nesse contexto, exerce um papel fundamental, de acolhimento a vítimas que procuram atendimento nos serviços de saúde. O novo Código de Ética da Enfermagem, que entrou em vigor em abril de 2018 (saiba mais clicando aqui), estabelece que as(os) profissionais de Enfermagem são obrigadas(os) a comunicar aos órgãos de responsabilização criminal as suspeitas de casos de violência doméstica e familiar contra a mulher.
Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS (com informações da Agência de Notícias ALRS)
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176
Compartilhe esta notícia com outras pessoas:
Outras noticias
18/12/2024
Conselho realiza palestra sobre ética na Escola QI Gravataí
18/12/2024
Justiça condena autor de feminicídio contra a enfermeira Yeylan Fontoura a 27 anos de prisão
16/12/2024
Coren-RS participa da I Jornada de Enfermagem Cardiovascular, Nefrologia e Imagem do HCPA
16/12/2024
Anuidade 2025: gere o boleto aqui no site do Coren-RS e garanta desconto de 24% pagando até 07 de janeiro