Faleceu no último dia 12 de agosto a técnica de Enfermagem Patrícia Zóia, de 40 anos, em decorrência da Covid19 (o exame confirmou no último sábado, 15). Ela atuava no Hospital São Francisco e na Santa Casa de Pelotas. O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) lamenta a morte de Patrícia, transmitindo solidariedade e força amigas(os), familiares e colegas.
O Conselho destaca que o Rio Grande do Sul já contabiliza seis óbitos por Coronavírus envolvendo profissionais de Enfermagem. Junto com as mortes, até o final desta nota, 1.293 colegas foram contaminadas(os) pela doença no Estado, de acordo com o Observatório da Enfermagem.
Com este cenário, onde a curva de infectados não reduz e as UTIs permanecem superlotadas – Pelotas, onde Patrícia trabalhava e faleceu, é o maior exemplo atual disto – o Coren-RS vem mais uma vez ressaltar que gestores e autoridades reforcem ações na luta contra a pandemia. O Conselho defende o isolamento social e que colegas da Enfermagem sejam protegidos, sejam com todos os EPIs necessários e adequados para exercer a função, seja com o afastamento de profissionais que estão no grupo de risco.