Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias
versão para impressão
04/09/2020
Revogada portaria que incluía a Covid19 como doença relacionadas ao trabalho
![](upload/arquivosNoticias/7659_03092020141518.jpeg)
Nota de repúdio
Foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 2 de setembro, a revogação de uma portaria do Ministério da Saúde que incluía a Covid19 na lista de enfermidades relacionadas ao trabalho. A norma fazia parte da atualização da Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho (LDRT). O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) repudia a decisão do Governo Federal, que traz consequências graves a profissionais da saúde que estão atuando na linha de frente do combate à pandemia do novo Coronavírus.
Com o recuo do Governo Federal, todas as medidas que até então constavam na Portaria 2.309/20 ficam sem efeito com a nova Portaria, a 2.345/20. Agora, funcionárias(os) afastadas(os) pela Previdência Social por mais de 15 dias não têm mais direito a estabilidade de um ano e ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) durante o tempo de licença. Empresas também não estão mais sujeitas a pedidos de indenização por danos morais e materiais caso empregadas(os) ou familiares fossem atingidas(os) por formas mais graves da doença.
O Coren-RS lembra que, em agosto, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu que a contaminação pelo novo Coronavírus em ambiente de trabalho se configura como doença ocupacional, ou seja, podendo ser considerado acidente de trabalho.
Gestão Democracia, Ética e Transparência
Compartilhe esta notícia com outras pessoas:
Outras noticias
04/02/2025
Coren-RS prestigia a comemoração de 80 anos do Sindisaúde-RS
04/02/2025
Enfermeira assume a presidência da Câmara de Vereadores de Aratiba, no Norte do Estado
04/02/2025
Infodemia: notícias falsas sobre saúde dominam redes sociais, induzem ao erro e desafiam autoridades
03/02/2025
Com participação do Coren-RS, diretrizes são estabelecidas pelo Cofen para fortalecer atuação em emergências e calamidades