Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias
versão para impressão
04/05/2021
Em carta, profissionais do HPS agradecem empenho do Coren-RS e demais entidades em vitória coletiva
O contrato envolvendo a terceirização de profissionais da área da Enfermagem para atuar no Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre foi cancelado. A medida foi oficializada no dia 23 de abril e comemorada por colegas do serviço de saúde. Em carta, a Associação dos Servidores do HPS (ASHPS) agradeceu o empenho do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) e demais entidades que participaram da luta contra a precarização do atendimento prestado pelo hospital.
O Coren-RS, o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (SIMPA), o Sindicato dos Enfermeiros do RS (SERGS), o Sindicato dos Profissionais de Enfermagem, Técnicos, Duchistas, Massagistas e Empregados em Hospitais e Casas de Saúde do RS (Sindisaúde-RS), a Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec) e o Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre atuaram diretamente na situação envolvendo o HPS. Entre as situações relatadas por colegas da Enfermagem, estavam as possíveis mortes devido à falta de experiência das(os) profissionais terceirizadas(os) no suporte a pessoas em estado grave, denúncias de medicações sendo aplicadas erradas e o dimensionamento incorreto das(os) trabalhadoras(es).
Confira a carta:
A Associação dos Servidores do Hospital de Pronto Socorro, ASHPS, vem tornar público o agradecimento pela importante vitória coletiva.
Dia 23 de abril do corrente ano, definitivamente, foi cancelado o contrato com a Associação Hospitalar Vila Nova (AHVN), o que significa que a terceirização do HPS foi interrompida. Ressaltamos que seguiremos vigilantes evitando manobras que possam prejudicar os serviços e a população.
Compreendemos que esse processo só aconteceu porque diversos atores estiveram envolvidos, as entidades aqui citadas: COREN/RS, SIMPA, ASTEC, SERGS, SINDSAÚDE, CMS foram extremamente relevantes nessa conquista, bem como a Frente Parlamentar organizada pelo vereador Roberto Robaina e demais vereadores, cumpriram papel fundamental na prestação ao serviço à comunidade do Rio Grande do Sul quando defenderam e continuam a defender os direitos dos usuários e manutenção do HPS como um patrimônio público 100% SUS.
Dizer não à terceirização é dizer não à precarização do SERVIÇO PÚBLICO, a exploração da mão obra, a perda de direitos trabalhistas. Dizer não à terceirização, foi um ato de coragem e engajamento de todos; entidades, parlamentares, comunidade, em defesa do HPS que em 77 anos de existência presta um serviço de excelência e do SUS que há 30 anos oferece a todo cidadão brasileiro acesso integral, universal e gratuito a serviços de saúde.
ASHPS, juntamente com todos os servidores do HPS, representam o mais genuíno sentimento de pertencimento a uma instituição que sempre foi e continuará sendo referência em atendimento.
Por esse motivo, somos gratos a todo apoio recebido e nos colocamos à disposição da comunidade e entidades parceiras para transformar, renovar juntos.
ASHPS, abril 2021.
Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181
Compartilhe esta notícia com outras pessoas:
Outras noticias
18/12/2024
Conselho realiza palestra sobre ética na Escola QI Gravataí
18/12/2024
Justiça condena autor de feminicídio contra a enfermeira Yeylan Fontoura a 27 anos de prisão
16/12/2024
Coren-RS participa da I Jornada de Enfermagem Cardiovascular, Nefrologia e Imagem do HCPA
16/12/2024
Anuidade 2025: gere o boleto aqui no site do Coren-RS e garanta desconto de 24% pagando até 07 de janeiro