Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias
versão para impressão
09/11/2021
Coren-RS, Cofen e Sergs participam de aula para acadêmicas(os) de Enfermagem da UFRGS
O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pela conselheira e técnica de Enfermagem Úrsula Stüker, participou na quinta-feira, 04 de novembro, de uma aula da disciplina Cuidado em Enfermagem na Saúde Coletiva I, ministrada pela professora Mariana Timmers dos Santos, da graduação em Enfermagem da UFRGS. Participaram, também, o enfermeiro Daniel Menezes de Souza, ex-presidente do Coren-RS (2015-2017/ 2018-2020) e atual conselheiro federal, representando o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen); e a enfermeira Carolina Baltar Day, diretora de Comunicação do Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs).
O objetivo da aula, que ocorreu de forma remota, foi conversar com as(os) alunas(os) sobre as competências das entidades representativas da Enfermagem – conselho profissional, sindicatos e associações. Em sua fala, Úrsula destacou que, nos últimos anos, o Coren-RS está num movimento de aproximação efetiva com a categoria. “Antigamente, havia a ideia de que o Conselho existia apenas para punir. Com uma série de mudanças positivas acontecendo, agora o Coren é, de fato, um suporte para a Enfermagem, para que os profissionais se sintam respaldados e atuem da melhor maneira”, disse.
Úrsula frisou, ainda, a importância dos registros de Enfermagem; do trabalho em equipe; e de a categoria se posicionar nas lutas feminista e antirracista – conforme a pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil (2013 – Fiocruz/Cofen), no país, 85% das profissionais são mulheres e, dos 100%, 53% se declaram pretas(os) ou pardas(os).
Daniel, por sua vez, deu destaque à legislação do Sistema Cofen/Corens e às lutas da Enfermagem, como o piso salarial e a jornada de 30 horas – cujos Projetos de Lei (PLs) tramitam no Congresso. Carolina falou sobre como suas vivências profissionais foram definidoras na sua sindicalização e enfatizou que a Enfermagem tem que se posicionar sempre que necessário.
Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS
Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz
DRT/RS 12.176
Compartilhe esta notícia com outras pessoas:
Outras noticias
04/02/2025
Coren-RS prestigia a comemoração de 80 anos do Sindisaúde-RS
04/02/2025
Enfermeira assume a presidência da Câmara de Vereadores de Aratiba, no Norte do Estado
04/02/2025
Infodemia: notícias falsas sobre saúde dominam redes sociais, induzem ao erro e desafiam autoridades
03/02/2025
Com participação do Coren-RS, diretrizes são estabelecidas pelo Cofen para fortalecer atuação em emergências e calamidades