Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias
versão para impressão
27/01/2022
Transição da gestão dos serviços de saúde em Canoas preocupa o Coren-RS
A partir desta quinta-feira, 27 de janeiro, serviços de saúde de Canoas até então geridos pelo Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde (GAMP) passarão a ser coordenados por outras quatro instituições. A transição, no entanto, preocupa o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS). Em diligência realizada no Hospital Universitário (HU) do município na quarta-feira, dia 26, profissionais que estavam atuando naquele momento ainda não sabiam se continuariam trabalhando na instituição. O Coren-RS já solicitou urgente reunião com a Secretaria da Saúde de Canoas para esclarecer o caso.
A presidente do Coren-RS, Rosangela Gomes Schneider, e a enfermeira fiscal Camila Pastoriza estiveram no HU conversando com profissionais da categoria após o recebimento de denúncias sobre a possibilidade da descontinuidade da assistência de Enfermagem. Muitas(os) colegas relataram que a nova gestão estava fazendo uma lista sobre quais funcionárias(os) vão permanecer trabalhando, mediante análise de documentos e entrevistas. Porém, boa parte delas(es) sequer foi contatada(o) pela nova gestão. “Essa falta de informações é muito preocupante. É um hospital que está com diversos pacientes internados, com profissionais afastados pela Covid19 e ainda sem ter ao certo como serão formadas as equipes. Os colegas com quem conversamos estavam desolados”, relatou Rosangela.
Segundo nota no site da Prefeitura de Canoas, a Fundação Educacional Alto Médio São Francisco (FUNAM) assume a gestão do HU. O Instituto de Atenção à Saúde e Educação (Aceni) será responsável pelo Hospital de Pronto Socorro. Já a Associação de Gestão e Execução de Serviços Públicos e Sociais (Biogesp) estará à frente das Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) Hugo Simões Lagranha e Liberty Dick Conter. Além disso, o Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano (IBSaúde) administrará os Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Recanto dos Girassóis, Travessia, Novos Tempos e Amanhecer. Ainda segundo a nota da Prefeitura, os processos seletivos feitos pelos novos administradores levarão em conta a experiência e o conhecimento das(os) atuais funcionárias(os).
Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181
Compartilhe esta notícia com outras pessoas:
Outras noticias
23/12/2024
Anuidade 2025: gere o boleto aqui no site do Coren-RS e garanta desconto de 24% pagando até 07 de janeiro
18/12/2024
Conselho realiza palestra sobre ética na Escola QI Gravataí
18/12/2024
Justiça condena autor de feminicídio contra a enfermeira Yeylan Fontoura a 27 anos de prisão
16/12/2024
Coren-RS participa da I Jornada de Enfermagem Cardiovascular, Nefrologia e Imagem do HCPA