Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias
versão para impressão
09/02/2022
MPF pede adequações quanto ao déficit de profissionais no Hospital Universitário de Canoas
Reunião ocorreu de forma híbrida
Em reunião articulada pelo Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), o Ministério Público Federal (MPF) pediu que o Hospital Universitário (HU) de Canoas proceda com as correções necessárias quanto ao déficit de profissionais de Enfermagem e outros problemas. A falta de trabalhadoras(es) foi constatada pelo Conselho em diligência no serviço de saúde, após denúncias recebidas. A procuradora Ana Paula Medeiros deu prazo de cinco dias para as adequações. A atividade, realizada de forma híbrida, ocorreu na manhã de quinta-feira, dia 03 de fevereiro.
Além das correções, o HU deverá enviar ao Coren-RS e ao MPF documentos comprovando as medidas tomadas. Posteriormente, o Conselho fará inspeção fiscalizatória para averiguar se as adequações foram aplicadas corretamente.
A reunião ainda teve a participação da presidente do Coren-RS, Rosangela Gomes Schneider, do conselheiro secretário Antônio Tolla, da procuradora-geral Paula Noronha e do coordenador do Departamento de Fiscalização (Defisc), João Carlos da Silva. Também estiveram na atividade o secretário municipal de Saúde de Canoas, Maicon Lemos, a enfermeira responsável técnica (RT) do HU, Fátima Farias, o promotor de Justila Marcelo Dossena e advogada Marilda Marlei Barbosa Oliveira e Silva, da Fundação Educacional Alto Médio São Francisco (Funam), entidade que assumiu a gestão do hospital.
Além do HU, o Coren-RS está atento à troca na gestão de demais serviços de saúde de Canoas. Em 27 de janeiro, instituições do município até então geridos pelo Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde (GAMP) passaram a ser coordenados por outras quatro entidades. A Funam assumiu a gestão do HU. O Instituto de Atenção à Saúde e Educação (Aceni) ficou responsável pelo Hospital de Pronto Socorro. Já a Associação de Gestão e Execução de Serviços Públicos e Sociais (Biogesp) está à frente das Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) Hugo Simões Lagranha e Liberty Dick Conter. Já Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano (IBSaúde) administra os Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Recanto dos Girassóis, Travessia, Novos Tempos e Amanhecer.
Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181
Compartilhe esta notícia com outras pessoas:
Outras noticias
13/01/2025
Coren-RS prestigiou nove formaturas em dezembro. Confira!
13/01/2025
Coren-RS dá posse à Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital São Vicente de Paulo, em Osório
10/01/2025
É neste sábado, 11 de janeiro: presidente do Coren-RS no programa Band Entrevista. Confira!
10/01/2025
Conselhos de Enfermagem e USAID oferecem novas vagas para curso gratuito sobre sistema de comando de incidentes