Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias
versão para impressão
25/04/2022
Cofen aciona Justiça para anular resolução do Conselho de Biologia

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) ingressou com ação civil pública em 27 de janeiro deste ano com pedido de suspensão dos efeitos e anulação da Resolução nº 615/2021, editada pelo Conselho Federal de Biologia (CFBio). O processo nº 1004159-17.2022.4.01.3400 está em andamento na 8ª Vara Federal Cível da SJDF, em Brasília.
A referida resolução permite a atuação da(o) bióloga(o) nas atividades de imunização, uso de injetáveis e punções e procedimentos de coleta de modo geral. De acordo com a procuradora do Cofen, Tycianna Monte Alegre, a norma é ilegal, já que extrapola os limites da lei regulamentadora da profissão de bióloga(o) e de biomédica(o) (Lei nº 6.684/1979), especificamente o disposto nos incisos I, II e III do artigo 2º.
“Nosso papel é estarmos atentos e agirmos com celeridade e respeito frente a defesa da Enfermagem e, principalmente, da qualidade de atendimento à população”, afirma a presidente do Cofen, Betânia Santos.
Fonte: Ascom - Cofen
Compartilhe esta notícia com outras pessoas:
Outras noticias
16/04/2025
Programa de Educação Permanente do Coren-RS realizou seis cursos em março. Confira!
16/04/2025
Projeto de Lei propõe aumento de pena para crimes como lesão corporal e ameaças contra profissionais de saúde
16/04/2025
Coren-RS e Sindisaúde-RS discutem situação da Enfermagem na Santa Casa de Porto Alegre
15/04/2025
Coren-RS marca presença na VI Jornada Científica da SOBECC Região Sul