Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias
versão para impressão
23/08/2022
Coren-RS torna facultativo uso de máscaras e deixa de exigir comprovantes do ciclo vacinal contra a Covid19
O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) definiu nesta segunda-feira, 22 de agosto, que a utilização de máscaras de proteção individual é facultativa na Sede, em Porto Alegre, e nas subseções do interior. A autarquia também deixou de exigir comprovantes do ciclo vacinal contra a Covid19. A decisão se baseia no fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional.
Se você apresentar sintomas gripais, evite comparecer às dependências do Coren-RS.
O Coren-RS ressalta, entretanto, que a pandemia da Covid19 não acabou e a situação ainda não é a ideal. Os riscos da doença continuam presentes e trazendo consequências, tais como hospitalizações, sequelas permanentes e óbito, principalmente em grupos vulneráveis (pessoas não vacinadas, com doenças autoimunes, que utilizam medicações imunossupressoras, com obesidade, doença neurológica, doença cardiovascular, síndrome de Down, diabete mellitus, doença renal crônica, doença crônica descompensada e em tratamento oncológico).
A máscara é eficiente para diminuir o risco de infecção e de formas graves da doença, quer seja para Covid19, quer seja para gripe, viroses e bacterioses transmitidas pelo ar, como sarampo, rubéola e tuberculose.
Apesar do uso de máscara passar a ser facultativo, o Coren-RS mantém demais recomendações constantes no Manual Orientações Gerais aos Empregados do Coren-RS em Razão da Pandemia de Covid19, com destaque para:
- Manter distanciamento espacial de, ao menos, um metro entre os presentes no ambiente;
- Utilizar as boas práticas de higiene respiratória;
- Lavar as mãos com frequência;
- Utilizar álcool em forma de gel nas situações em que não houver possibilidade de, naquele momento, realizar a lavagem das mãos;
Reforça-se a importância da vacinação (esquema completo e doses de reforço) como forma mais eficaz de frear o contágio do coronavírus e suas complicações, o respeito às decisões individuais de uso ou não uso de máscaras em ambientes em que o uso é facultativo e que o Conselho está atento ao quadro epidemiológico e que, na medida que a situação for alterada, as orientações serão revistas.
Coren-RS – Reconhece, Atua e Valoriza
Compartilhe esta notícia com outras pessoas:
Outras noticias
26/12/2024
Grupo de trabalho interno é formado para discussões sobre a atualização do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem
23/12/2024
Anuidade 2025: gere o boleto aqui no site do Coren-RS e garanta desconto de 24% pagando até 07 de janeiro
18/12/2024
Conselho realiza palestra sobre ética na Escola QI Gravataí
18/12/2024
Justiça condena autor de feminicídio contra a enfermeira Yeylan Fontoura a 27 anos de prisão