Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias
versão para impressão
25/10/2022
RTs de Santa Rosa recebem apoio do Coren-RS diante de irregularidades quanto ao exercício profissional
Antônio Tolla usando a tribuna em defesa da categoria
Situações que envolvem a dignidade, o exercício profissional e as condições precárias de higienização de Unidades Básicas de Saúde mobilizaram enfermeiras(os) responsáveis técnicas(os) (RTs) destes serviços em Santa Rosa em busca da reversão desse cenário. A questão chegou ao Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), que, representado pelo conselheiro secretário Antônio Tolla, fez uma defesa das(os) profissionais em reunião do Conselho Municipal de Saúde local realizada no dia 19 de outubro, na Câmara de Vereadores de Santa Rosa.
Os problemas se arrastam desde 2018, quando se iniciou um processo de precarização das condições de higiene e de proteção nas unidades de saúde. Conforme as(os) RTs, a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar) não repassava materiais de limpeza, produtos e equipamentos de proteção individual (EPIs) suficientes. Além disso, as pessoas que estavam fazendo a limpeza em uma época eram mulheres apenadas e, após, mais recentemente, uma empresa terceirizada sem capacitação adequada para realizar a higiene necessária em um serviço de saúde. A situação se tornou mais grave quando a Fumssar passou a exigir que as(os) enfermeiras(os) assistenciais capacitassem as profissionais terceirizadas.
“Um absurdo completo. Primeiro que é contra a Lei do Exercício Profissional da Enfermagem os RTs capacitarem trabalhadores que não sejam da categoria. Segundo que a responsabilidade de manter os ambientes devidamente higienizados é da gestão, que deveria prever, em edital, a capacitação das profissionais, além de colocar alguém para supervisionar este trabalho”, enfatizou Antônio durante a reunião. Ainda no encontro, o dirigente do Coren-RS pediu respeito às(aos) profissionais da categoria. “Se as pessoas que estão aqui nesta reunião estão sem máscaras, é pelo fato da Enfermagem ter uma enorme parcela de responsabilidade na pandemia da Covid19, trabalhando arduamente na linha de frente de combate à doença, vacinando e salvando a vida de milhões de pessoas”, ponderou.
A atividade teve a participação das enfermeiras Marli Krombauer, Tanara Chitolina, Aline Lunardi, Rejane Dellaflora, Katia Kafka, Michele Lachno, Maria Lourdes Spies, Carla Kunkel, Cristina Tronn, Taciana Guauer, Luciana, Claudia Roncatot, Viviane Perassolo, Joane Spenset Hubert, Patrícia de Oliveira e Natazia Germanny, além do enfermeiro Luis Fernando Martins. Também estiveram na reunião o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Santa Rosa, Claudio Souto, o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Jonas Fusiguer, e o presidente da Fumssar, Delcio Steffan.
O Coren-RS seguirá atento à situação envolvendo as(os) RTs de Santa Rosa, em defesa da categoria e da Lei do Exercício Profissional da Enfermagem.
Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181
Compartilhe esta notícia com outras pessoas:
Outras noticias
30/12/2024
Estados e municípios não podem criar ou regulamentar cargos e prerrogativas da Enfermagem
30/12/2024
Anuidade 2025: gere o boleto aqui no site do Coren-RS e garanta desconto de 24% pagando até 07 de janeiro
27/12/2024
Coren-RS abre seleção de estágio em Tecnologia da Informação: inscrições vão de 27/12/2024 a 12/01/2025
26/12/2024
Coren-RS abre seleção de estágio Direito: inscrições vão de 26/12/2024 a 12/01/2025