Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias
versão para impressão
04/08/2023
Nova regionalização da Assistência Obstétrica está em vigor em Porto Alegre

A nova regionalização da Assistência Obstétrica em Porto Alegre entrou em vigor a partir de 1º de agosto. A Direção Geral da Atenção Primária em Saúde (DAPS), por meio das áreas técnicas da Saúde da Mulher e Saúde da Criança e Adolescente, juntamente com a Assessoria de Planejamento e Programação (Assepla), informa a atualização das maternidades SUS de referência para cada Distrito Sanitário e suas respectivas Unidades de Saúde. O comunicado da Prefeitura encontra-se NESTE LINK e a tabela com a regionalização CLICANDO AQUI.
Segundo o documento, a regionalização é uma orientação para a organização da rede de assistência materno-infantil. Se a maternidade receber na emergência obstétrica uma gestante que não seja da sua referência, deve proceder os atendimentos necessários, incluindo a classificação de risco e avaliar a possibilidade de encaminhamento para o serviço de referência, evitando, assim, peregrinação e desassistência.
Nesta redefinição houve manutenção no número de partos contratuais por hospital e buscou-se reestabelecer as referências a fim de oficializar o movimento das gestantes de alguns distritos sanitários para maternidades pela maior facilidade de acesso.
Quanto às gestantes com data próxima do parto, orienta-se manter a maternidade de referência conforme a regionalização anterior.
As gestantes que mantêm acompanhamento de pré-natal de alto risco (PNAR) nos ambulatórios dos hospitais devem, no momento do parto, buscar a maternidade do mesmo hospital no qual realizaram as consultas de PNAR.
Fonte: Prefeitura de Porto Alegre
Compartilhe esta notícia com outras pessoas:
Outras noticias
04/04/2025
Coren-RS realiza Encontro Regional de Enfermeiros RTs em Santa Maria
04/04/2025
Profissionais de Santa Maria e região dizem “basta” à violência na Enfermagem em audiência pública
04/04/2025
Anuidade 2025 vence em 31 de maio: emita seu boleto no site
03/04/2025
Facilidade e agilidade: atendimento do Coren-RS também pelo WhatsApp!