Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias
versão para impressão
08/08/2023
Coren-RS participa de debate sobre falta de insumos para procedimentos cirúrgicos cardiológicos
A conselheira Luciane da Silva representou o Coren-RS no período de “Assuntos Gerais” da reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa (ALRS), em 03 de agosto. Foi tratada a falta de insumos (como stents, marca-passos e outros) para a realização de transplantes e procedimentos cirúrgicos cardiológicos de alta complexidade.
Luciane, que participou de forma online, expressou a preocupação do Conselho com a situação não apenas da falta de insumos, mas também de equipamentos e de pessoal (inclusive profissionais da Enfermagem). Ela ressaltou, ainda, as condições inadequadas oferecidas a esses profissionais para exercer seu trabalho e a remuneração baixa.
Na audiência foi destacada a situação do Instituto de Cardiologia, em Porto Alegre, que atende pacientes de todo o Estado, e a preocupação com os que ficam longos períodos internados na instituição. A defasagem da tabela SUS também foi um dos destaques do debate.
A mesa foi composta, ainda, por representantes da ALRS, do Instituto de Cardiologia, do Ministério Público Estadual (MPE), das secretarias municipal e estadual da Saúde, do Ministério da Saúde no RS, Núcleo de Defesa da Saúde (NUDS), Conselho Estadual de Saúde (CES/RS), e dos sindicatos dos enfermeiros e dos médicos.
Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS (com informações da ALRS)
Texto: acadêmica de Jornalismo Renata Rybarczyk
Supervisão: jornalista Joanna de Oliveira Ferraz DRT/RS 12.176
Compartilhe esta notícia com outras pessoas:
Outras noticias
18/12/2024
Conselho realiza palestra sobre ética na Escola QI Gravataí
18/12/2024
Justiça condena autor de feminicídio contra a enfermeira Yeylan Fontoura a 27 anos de prisão
16/12/2024
Coren-RS participa da I Jornada de Enfermagem Cardiovascular, Nefrologia e Imagem do HCPA
16/12/2024
Anuidade 2025: gere o boleto aqui no site do Coren-RS e garanta desconto de 24% pagando até 07 de janeiro