18/08/2023 Médico que difundiu fake news sobre Covid19 sofre derrota judicial
O médico Roberto Zeballos, que difundiu informações falsas sobre a vacina bivalente contra Covid19, não terá “direito de resposta” por ter tido sua imagem usada em reportagem da Globo. Decisão do juiz Marcelo Hannoun acatou as alegações do veículo de imprensa, de que a reportagem apenas repercutiu o vídeo gavado por Zeballos, contraponto fatos e opiniões de outros especialistas. Cabe recurso à segunda instância.
Em vídeo com amplo alcance em redes sociais, Zeballos afirmava que a vacina não tinha passado por testes clínicos em humanos e insistia que quem pegou Covid19 está “mais do que protegido”, quando as evidências já provavam o contrário. As declarações foram refutadas por professores da Escola Paulista de Medicina/Unifesp.
Mitos e informações falsas sobre a Covid19 motivaram ataques a profissionais durante a pandemia do Coronavírus, além de incentivar a hesitação vacinal. Enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem podem responder processos éticos em caso de difusão de fake news.