Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias
versão para impressão
08/12/2023
Ministério da Saúde indica reforço da vacina bivalente contra a Covid19 para grupos prioritários

Após a identificação de duas novas sublinhagens de uma variante do coronavírus em circulação no Brasil, o Ministério da Saúde emitiu uma recomendação para a aplicação de uma nova dose da vacina bivalente contra a Covid19 em grupos prioritários. A orientação tem como objetivo proteger os brasileiros com maior risco de contrair a doença. O reforço é indicado para pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos de idade. Aqueles que forem tomar a nova dose da bivalente precisam ter recebido a última dose do imunizante há mais de seis meses.
O Ministério monitora a evolução de duas novas sublinhagens de uma variante do vírus no Brasil: a JN.1 e a JG.3. De acordo com o órgão, a JN.1 foi inicialmente detectada em exames realizados no Ceará e tem ganhado proporção global, correspondendo a cerca de 3% dos diagnósticos no mundo. Já no caso da JG.3, também identificada no Ceará, há um monitoramento sendo realizado nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás. As subvariantes já foram encontradas em 47 países, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Mesmo com os altos índices de vacinação da população no Brasil, com mais de 518 milhões de doses aplicadas contra a Covid19, a cobertura da vacina bivalente é baixa. Dados do Ministério da Saúde apontam que apenas 17% da população foi imunizada com a dose bivalente. A vacina serve como um reforço para a imunização realizada com as demais vacinas monovalentes.
Em outubro, o Governo Federal anunciou que, a partir de 2024, a vacinação contra a Covid19 passará a ser anual para crianças e grupos prioritários. Com isso, a imunização contra a doença será incluída no Calendário Nacional de Vacinação. Em 2024, o processo deve ter como o foco crianças entre seis meses e 5 anos. Após os 5 anos de idade, crianças e adultos que fazem parte dos grupos prioritários receberão uma dose de reforço no ano seguinte.
Atualmente, a vacinação contra a Covid está à disposição para todos os brasileiros com mais de seis meses de vida pelo SUS.
Fonte: Ministério da Saúde e G1
Compartilhe esta notícia com outras pessoas:
Outras noticias
04/04/2025
Coren-RS realiza Encontro Regional de Enfermeiros RTs em Santa Maria
04/04/2025
Profissionais de Santa Maria e região dizem “basta” à violência na Enfermagem em audiência pública
04/04/2025
Anuidade 2025 vence em 31 de maio: emita seu boleto no site
03/04/2025
Facilidade e agilidade: atendimento do Coren-RS também pelo WhatsApp!