Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde



Preocupado com os casos de violência contra colegas da Enfermagem, o Coren-RS tem cobrado gestores dos serviços de Saúde a tomar medidas efetivas para combater os constantes episódios. Nos últimos dois anos, a Ouvidoria do Conselho registrou 74 relatos, denúncias ou pedidos de orientação envolvendo violência física, verbal, psicológica e moral contra profissionais ou com toda a equipe de Enfermagem. Em todas essas situações, os administradores foram acionados para desenvolver ações de proteção aos trabalhadores.

Somente em 2024, são 19 os registros pela Ouvidoria do Coren-RS, uma média de 6,3 casos por mês, superior à média de 2023, quando foram 55 relatos, denúncias ou pedidos durante todo o ano, média de 4,5 por mês. Nas situações que chegam ao Conselho, é feito contato com o gestor do serviço de Saúde em que foi registrado o episódio de violência. São questionados o tratamento dado diante do caso em específico e qual a conduta da gestão para coibir novos episódios.

“É inadmissível que nossos colegas sofram agressões por estarem realizando seu trabalho, que é o de cuidado. Tanto os gestores precisam intervir contra esse tipo de atitude quanto a comunidade se conscientizar de que o profissional de Enfermagem está ali para prestar assistência em Saúde e promover um atendimento de qualidade”, enfatiza o presidente do Coren-RS, enfermeiro Antônio Tolla.

Conforme a pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil, realizada pela Fiocruz a pedido do Cofen, apenas 30% dos profissionais se sentem protegidos nos serviços de Saúde e 29% relatam já terem sofrido algum tipo de violência. “Situações desse tipo afetam diretamente a atuação de nossos colegas na assistência à população. A Enfermagem está ali para cuidar das pessoas”, reforça a conselheira secretária do Coren-RS, enfermeira Sônia Regina Coradini.

Combate e prevenção da violência:

- Construção de redes de proteção envolvendo gestores, profissionais e comunidade
- Implantação de monitoramento e vigilância nos serviços de Saúde
- Acolhimento dos gestores às vítimas de violência
- Não hesitar em denunciar todos os episódios de violência à polícia, registrando Boletim de Ocorrência. Também comunicar a Ouvidoria do Coren-RS e a Comissão de Ética do hospital ou do serviço de Saúde, além da chefia imediata
- Construir ambiente de trabalho favorável e fortalecer a equipe
- Exercitar a empatia com os usuários e sensibilizá-los sobre a violência no trabalho

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

14/01/2025
Coren-RS abre processo seletivo de estágio em Administração


13/01/2025
Coren-RS prestigiou nove formaturas em dezembro. Confira!


13/01/2025
Coren-RS dá posse à Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital São Vicente de Paulo, em Osório


10/01/2025
É neste sábado, 11 de janeiro: presidente do Coren-RS no programa Band Entrevista. Confira!


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90480-165 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS