12/04/2024 Atento à superlotação em hospitais e Unidades de Saúde, Coren-RS acolhe demandas da categoria e cobra responsáveis
Diante da superlotação registrada em hospitais e unidades de Saúde na Região Metropolitana, o Coren-RS informa que está atento ao cenário e cobrará os responsáveis por tal situação. Apesar da compreensão sobre o que a epidemia de dengue tem causado na assistência à população, o Conselho entende que os serviços já operavam no limite antes mesmo do aumento significativo de casos da doença. Desta forma, já está com a fiscalização em plena atenção aos casos que afetem o exercício profissional da Enfermagem e o atendimento das pessoas.
A superlotação nos serviços é de responsabilidade do Estado e dos municípios, que tem o dever de gerir hospitais e postos conforme a demanda da sociedade. Além disso, não é admissível que a Enfermagem e demais profissionais de Saúde sejam sobrecarregados por falta de planejamento dos gestores. Mais uma vez, o Coren-RS vai tomar todas as medidas cabíveis, acionando as entidades competentes e demais medidas que forem necessárias para que colegas e pacientes não sejam prejudicados.