Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias
versão para impressão
06/06/2024
Gaúcha é a primeira enfermeira do mundo a ser premiada pela Sociedade Internacional de Diálise Peritoneal
A Sociedade Internacional de Diálise Peritoneal (ISPD, na sigla em inglês) escolheu a enfermeira gaúcha Ana Elizabeth Figueiredo para receber o Prêmio Oreopoulos. A distinção reconhece o trabalho desenvolvido ao longo da carreira profissional, contando a prestação de cuidados aos pacientes, a pesquisa e o ensino de profissionais de Saúde que atuam na área. Ana é a primeira enfermeira e, também, a primeira mulher do mundo a ganhar a honraria, que está em sua sexta edição. A cerimônia de premiação será realizada em 26 de setembro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, durante o Congresso da ISPD.
Ana é enfermeira nefrologista desde 1986 e trabalha principalmente com diálise peritoneal, uma opção de terapia que utiliza o revestimento do próprio abdômen (cavidade peritoneal) para remover toxinas do sangue. “É uma honra receber esse reconhecimento internacional, equivale a um Oscar da categoria. Tem ainda mais valor por ser dado a uma profissional de Enfermagem e uma mulher, algo inédito na história da premiação”, considera.
Natural de Santana do Livramento, Ana foi para Porto Alegre estudar e acabou se estabelecendo na Capital. Trabalhou na PUCRS entre 1986 e 1988. Depois foi para a Inglaterra, entre 1988 e 1992, onde trabalhou e se especializou. Na sequência, em 1993, voltou para a PUCRS, trabalhando sempre com diálise, até 2012. Após, Ana saiu da assistência, mas continuou como consultora e professora do curso de Enfermagem da PUCRS, onde atua desde 2002. “Isso é um grande feito para a Enfermagem gaúcha e demonstra o quanto nossa categoria está empenhada em se desenvolver profissionalmente e em prestar o máximo de qualidade na assistência à população”, destaca o presidente do Coren-RS, enfermeiro Antônio Tolla.
O grande nome da diálise peritoneal em todo o mundo é o médico canadense Dimitrios G. Oreopoulos, falecido em 2012. Desde a morte dele que, durante o Congresso da ISPD, que o prêmio de reconhecimento é entregue às pessoas que tiveram contribuição significativa na área.
Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181
Compartilhe esta notícia com outras pessoas:
Outras noticias
23/12/2024
Anuidade 2025: gere o boleto aqui no site do Coren-RS e garanta desconto de 24% pagando até 07 de janeiro
18/12/2024
Conselho realiza palestra sobre ética na Escola QI Gravataí
18/12/2024
Justiça condena autor de feminicídio contra a enfermeira Yeylan Fontoura a 27 anos de prisão
16/12/2024
Coren-RS participa da I Jornada de Enfermagem Cardiovascular, Nefrologia e Imagem do HCPA